“Tornar-me professor foi a decisão mais importante da carreira”, afirma Alexandre Barbosa

Por Leonardo Battani, aluno da FAPCOM e Embaixador IMPRENSA

Leonardo Battani* | 24/10/2017 14:43
Carioca, Soraya Venegas Ferreira foi indicada na categoria Orientador de TCC pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. A professora, que é pós-doutora em Teorias do Jornalismo, considera ser reconhecida pelo Professor IMPRENSA um momento especial na sua trajetória.
Crédito:Portal IMPRENSA
Desde 2004 Soraya se dedica à orientação de monografias. Ela conta que a cada semestre surgem dezenas de trabalhos a serem desenvolvidos, e cada aluno tem seus interesses, limitações e demandas. “Procuro colocar-me sempre como parceira nesse processo às vezes tão difícil e solitário de refletir cientificamente sobre a mídia brasileira”, revela.

Na capital paulista, Alexandre Barbosa é finalista na categoria Coordenador de jornal-laboratório. Ao saber da sua indicação, o professor confessou sentir uma tremedeira pelo corpo todo por ter a responsabilidade de representar o curso de jornalismo da Universidade de São Paulo (USP), ao lado de outros profissionais que ele admira desde a graduação.

O “Jornal do Campus”, que Alexandre coordena, é descrito por ele como “uma paixão que sai pelos poros”. O jornalista dá o crédito de sua felicidade às respostas positivas dos alunos ao ministrar boas aulas. “Tornar-me professor foi a decisão mais importante da carreira”.

Alexandre conta que participar do Professor IMPRENSA é “uma forma de contar ao mundo e de eternizar os momentos maravilhosos que vivi com os dedicados e brilhantes alunos que fazem do Jornal do Campus um produto tão especial para a USP”. 

Coordenador do jornal-laboratório da Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP), a pouco mais de 50km de São Paulo capital, o professor Felipe Schadt comenta que a sua indicação representa uma satisfação coletiva, já que “ser reconhecido pelo Professor IMPRENSA coloca todo o trabalho desses alunos e ex-alunos no mapa. É um reconhecimento por toda a dedicação que eles depositaram no ‘O Jornaleiro’ durante esses cinco anos”. 

E esta satisfação coletiva está clara no depoimento de um dos alunos que indicou Schadt, e que considera “O Jornaleiro” um projeto em que “todos os alunos são responsáveis e que favorece o ensinar, aprender, o protagonismo e o diálogo”.

Serviço:
Professor IMPRENSA – 3ª edição
Realização: Portal e Revista IMPRENSA 
Apoio: Intercom e Jeduca 
Votação até 31/10 pelo www.portalimprensa.com.br/professorimprensa  

*Leonardo Battani faz parte do projeto "Embaixador IMPRENSA", uma iniciativa do Portal IMPRENSA que reúne estudantes de Comunicação para um intercâmbio de informações e experiências. Saiba mais aqui.