Rosana Hermann deixa chefia de roteiro do “Programa do Porchat”

Marina Oliveira | 29/08/2017 15:19
A jornalista anunciou durante uma live em sua página do Facebook, na tarde desta terça-feira (29), sua saída da 4K Produtora, responsável pela realização do “Programa do Porchat”, na TV Record. Rosana, que era chefe de roteiro do diário disse que a demanda de trabalho somada à distância de sua casa foram as motivações para deixar a função. 

Crédito:Reprodução R7


“O problema é que comecei a me sacrificar para dar conta das coisas e não estava conseguindo desempenhar meu papel de chefe. O programa exige muito e eu tive que parar de dar palestras, o que eu amo. Parei de dar aula na FAAP, de viajar e neste meio tempo minha filha foi morar fora. Percebi que tinha uma viagem marcada para depois de amanhã e não sabia como ia fazer”, disse durante a live. 

Mais tarde, em depoimento exclusivo concedido por e-mail ao Portal Imprensa, Rosana disse ainda ter um perfil distinto daquele que o cargo demandava. "Sou muito mais uma criadora do que uma executiva. Além disso, pratico corrida amadora e acordo às 5h30 da manhã, o que dificulta inclusive assistir o programa, no ar até 1h15", afirmou. 

Na última semana a jornalista gravou uma participação no programa comemorativo de um ano, ocasião em que Porchat aproveitou para homenageá-la. “Quando anunciei para o Fábio a minha decisão, ele me deu um abraço e foi super compreensivo. Eu aproveitei para dizer que tinha uma pessoa da equipe que seria mais adequada para a função que eu”, comentou. 

Quem assume a chefia no lugar de Rosana é Gustavo Martins, que já fazia parte da equipe conforme a jornalista anunciou. Além dela, outros profissionais também deixam o programa no próximo dia 31.

Em um ano à frente da chefia de roteiro, a jornalista e mais uma equipe enxuta de apenas sete pessoas foram responsáveis pela criação de quadros de diferentes formatos. Rosana aproveitou para elogiar o apresentador. “Neste período, foi legal perceber como o Fábio nasceu para ter um talk show, ele tem uma curiosidade genuína, ele participa, cria, viaja. Ele nasceu para ser o maior entrevistador do Brasil”, afirmou. 

Apesar da saída da produtora, Rosana continua à frente do seu Blog no Estadão e tem outros planos. "Assinei um contrato com uma editora para publicar um livro, estou trabalhando num novo projeto de comunicação, estamos preparando a 4.ª temporada do programa de viagens Porta Agora (também com Fábio Porchat), voltei a dar palestras (tenho uma amanhã). E tenho uma corrida em setembro e uma meia-maratona em novembro, para a qual treino diariamente", revela.

Com a experiência, Rosana diz ter tirado um saldo positivo e aprendeu algumas lições. "Cargos executivos exigem menos criatividade e mais organização, menos redação e mais mediação. E que um programa de TV para ser realmente bacana, tem que ter uma sala de roteiro completamente diversa, com pessoas que além de competentes tenham vivências e representatividades diferentes", concluiu.