Ministros Torquato Jardim e Henrique Meirelles participarão de Fórum de IMPRENSA

Redação Portal IMPRENSA | 28/04/2017 14:20


No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03/05), a nona edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia contará com as presenças da ministra do STF Cármen Lúcia, do ministro Henrique Meirelles e do ministro Torquato Jardim, além de autoridades, especialistas e jornalistas para debates sobre a liberdade de imprensa como cláusula pétrea da democracia. 
Crédito:Montagem com fotos de Felipe Lampe/Divulgação e Antônio Cruz/ABR
O evento, que está sendo promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, com patrocínio do Grupo Globo e da Souza Cruz, acontecerá na sede da OAB-DF, em Brasília. Para se inscrever gratuitamente ou se credenciar para cobrir o fórum é só acessar o site

A abertura do evento propõe o debate sobre a "Liberdade de imprensa e as cláusulas pétreas da Constituição" e contará com a presença da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na conferência “Transparência e Liberdade de Expressão”, o ministro Torquato Jardim, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Corregedoria da União, irá abordar os 5 anos da Lei de Acesso à Informação.

E na conferência de encerramento, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, irá falar sobre “O liberalismo econômico e a liberdade de imprensa”, com a moderação de Daniel Pereira, editor sênior da VEJA em Brasília. 

Na edição deste ano, será lançado o Troféu Liberdade de Imprensa & Democracia, uma iniciativa de IMPRENSA em parceria com a Souza Cruz, que reconhece brasileiros que focam na atuação da defesa do direito de um jornalismo independente. No lançamento, o Troféu será concedido ao jornalista Caco Barcellos, ao magistrado Carlos Ayres Britto, ao acadêmico Fernando Schuler e ao legislador Miro Teixeira pelas suas carreiras e contribuição à liberdade de imprensa durante sua trajetória profissional.

Destaque também para o debate sobre o resultado da pesquisa exclusiva realizada por IMPRENSA. Promovida em parceria com a FRAN6 Pesquisa, a Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 teve como objetivo levantar a percepção dos jornalistas brasileiros quanto ao grau de liberdade na redação e publicação de matérias e no exercício da profissão, tendo como comparação os dados da pesquisa realizada em 2007.  

Veja abaixo a programação e confirme sua participação pelo site. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. 

• Conferência da Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal - "Liberdade de Imprensa e as cláusulas pétreas da Constituição"
Moderador: Sinval de Itacarambi Leão, diretor presidente da IMPRENSA Editorial

• Painel: Pesquisa Liberdade de Imprensa nas redações brasileiras 2017
Apresentação dos resultados da pesquisa por Adelia Franceschini (FRAN6 Pesquisa)
Debatedores: Luiz Carlos Azedo (Correio Braziliense) e Mauri König (jornalista independente)
Moderador: Marcelo Rech (Presidente do Fórum Mundial de Editores - WEF e da ANJ)

• Conferência do Ministro Torquato Jardim, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Corregedoria da União - “Transparência e Liberdade de Expressão – a Lei de Acesso à Informação”

• Conferência de Encerramento do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles - “O liberalismo econômico e a liberdade de imprensa”
Moderador: Daniel Pereira (Editor de VEJA)

• Entrega do "Troféu Liberdade de Imprensa & Democracia"
Jornalista: Caco Barcellos (Globo)
Magistrado: Carlos Ayres Britto (advogado e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal)
Acadêmico: Fernando Schuler (Cátedra Insper e Palavra Aberta / Insper)
Legislador: Deputado Miro Teixeira

Serviço:
Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia – 9ª edição
Data: 3 de maio de 2017 (quarta-feira), a partir das 8h30
Local: Auditório da OAB-DF - SEPN 516 BLOCO B LOTE 07 – Asa Norte – Brasília-DF
Inscrições gratuitas e credenciamento pelo site: www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa