Websérie conta a história de travestis e transexuais atendidos no SUS

Conteúdo Patrocinado* | 10/03/2017 14:00
Para marcar o Dia da Visibilidade Trans, que foi celebrado em 29 de janeiro, o Ministério da Saúde promoveu uma ação nas redes sociais. Uma websérie com filmetes conta a história de seis brasileiros transexuais e travestis que receberam assistência no Sistema Único de Saúde durante o processo transexualizador. 


O Ministério da Saúde ampliou a assistência para essa população, com a habilitação de quatro novos serviços ambulatoriais em janeiro deste ano. Com isso, o Brasil passou a contar com nove centros que ofertam procedimentos como terapia hormonal e acompanhamento dos usuários em consultas e no pré e pós-operatório. Dos nove centros, cinco oferecem cirurgia de mudança de sexo, chamada de redesignação sexual. 

O atendimento a transexuais e travestis no SUS vem crescendo ao longo dos anos. Entre 2015 e 2016, foi registrado aumento de 32% nos atendimentos ambulatoriais, passando de 3.388 em 2015 para 4.467 em 2016. O número de cirurgias de mudança de sexo do masculino para o feminino cresceu 48% de 23, em 2015, para 34 em 2016. A terapia hormonal no processo transexualizador também subiu de 52 para 149 procedimentos, aumento de 187%. 

PROCESSO – O SUS realiza desde 2008 cirurgias de redesignação sexual (portaria GM/MS nº 1.707, de 18 de agosto de 2008) para a população transexual. O processo de transexualização envolve uma série de procedimentos de saúde que vão desde acompanhamento psicológico, terapia hormonal até a cirurgia em si, se o paciente desejar fazer. A assistência à saúde exige acompanhamento com equipe multidisciplinar por dois anos e idade mínima de 18 anos.

O SUS também oferta procedimentos como: histerectomia (retirada de útero e ovários), mastectomia (retirada das mamas), tireoplastia (cirurgia que permite a mudança no timbre da voz), plástica mamária e inclusão da prótese de silicone e outras cirurgias complementares. 

Confira aqui a lista dos estabelecimentos que oferecem Processo Transexualizador.



*Conteúdo oferecido pelo Ministério da Saúde