"Estadão" produz série com conteúdo em realidade virtual

Redação Portal IMPRENSA | 06/12/2016 15:30
O jornal O Estado de S.Paulo apresentou duas novidades de seu investimento em tecnologia. Na tentativa de permitir que o leitor "entre" nas reportagens, o veículo divulgou o caderno interativo da série “O Brasil que o Brasil quer”, com vídeos, áudios, infográficos e galeria de fotos. 

Crédito:Reprodução/Estadão
Primeira iniciativa em realidade virtual (RV) foi em Bonito (MS)

A publicação também disponibilizou o Estadão Realidade Virtual, dois aplicativos que propiciam um formato inovador de imersão nos conteúdos. A primeira iniciativa foi realizada em Bonito (MS), com um especial de aventura produzido pela blogueira Karina Oliani. A produção resultou em quatro atividades diferentes - trilha 4X4, rapel, mergulho e rafting. 
 
Karina explica que a escolha por começar o trabalho na cidade foi proposital. “Quando o Estadão veio com a proposta, me perguntei qual seria o lugar no mundo todo que mais gostaria de mostrar ao público. Não tive dúvidas na escolha e na sugestão que fiz ao jornal. Bonito é um dos lugares mais lindos do planeta e ideal para ser mostrado em uma realidade imersiva como essa”.

A realização e produção da “viagem” é da Academia de Filmes, uma das pioneiras em vídeos RV360. A ação tem oferecimento da Mitsubishi. 

Tadeu Jungle, sócio da produtora, destaca que a realidade virtual trouxe uma mudança na narrativa que não se via desde a invenção do cinema. segundo ele, no próximo ano, 60% do tráfego na internet será por meio de vídeos. "Posso afirmar, sem exagero, que essa experiência do Estadão dá início a uma nova era para o jornalismo, com infinitas possibilidades”, diz. 

Para uma experiência completa, o leitor deverá usar óculos de realidade virtual. Há também alternativa para os que não tiverem os óculos, pois o material também será repercutido na TV Estadão, Instagram e Facebook do jornal.

Projeto interativo especial 

O leitor que tiver o aplicativo terá acesso a conteúdo diferenciado da série “O Brasil que o Brasil quer”, patrocinado pela Siemens, proporcionará nova forma de ler. Para ler, basta baixar o app, posicionar o smartphone em cima do jornal.

Os aplicativos Estadão Realidade Virtual e Caderno Interativo Siemens estarão disponíveis para os sistemas Android e IOS e podem ser baixados gratuitamente. Assinantes terão direito a desconto na compra dos óculos de RV.

Leia também: