Terceira edição do Festival Piauí GloboNews aborda confronto entre jornalismo e poder

Redação Portal IMPRENSA | 06/09/2016 17:30
A cobertura do poder mundo afora é o tema do terceiro Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no auditório do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Sob a curadoria de Daniela Pinheiro, repórter da piauí, renomados repórteres de seis diferentes países vão contar como seus trabalhos trouxeram à tona casos de corrupção, tirania, pedofilia.
Crédito:divulgação

Estão confirmados para o evento os americanos Walter Robinson, vencedor do Pulitzer como chefe da equipe de repórteres Spotlight, do Boston Globe, com as denúncias de casos de pedofilia na Igreja, e Jon Lee Anderson, escritor, correspondente de guerra e colaborador da New Yorker.

Também participarão a costa-riquenha Giannina Segnini, que denunciou casos de corrupção internacional – provocando a renúncia de dois presidente dos país – nos vinte anos que atuou como jornalista investigativa no La Nación; o alemão Thomas Kirsten, autor do livro "Fifa Máfia – O Livro Negro dos Negócios do Futebol"; o italiano Gianni Barbacetto, que contou a história da grande operação contra a máfia em seu país no livro Mani Pulite – La Vera Storia 20 Anni Dopo; o venezuelano César Batiz, autor de reportagens sobre a censura nos governos Chávez e Maduro; e o russo Mikhail Zygar, autor de All the Kremlin’s Men, sobre os bastidores da era Putin.

Na Conversa com a Fonte, repórteres da piauí se reencontrarão com os personagens de grandes perfis escritos por eles e publicados na revista. Entre outros assuntos, a relação com a imprensa. Trechos de toda a programação estarão nas redes sociais e no blog do Festival, além da cobertura especial durante a programação da GloboNews. Mais informações estão no site do evento.


Leia também
"Folha de S.Paulo" fecha acordo para disponibilizar conteúdo da revista "piauí"
Semana de jornalismo na USP debate a reinvenção da profissão
Consumo de notícias X receita é tema de debate entre jornalistas na Flip