“Feliz será o dia em que seremos tratadas com igualdade”, diz Edilene Lopes

Redação Portal IMPRENSA | 06/04/2016 16:30
No ano passado, a jornalista Edilene Lopes, da rádio Itatiaia, acompanhou o desastre em Mariana (MG), causado pelo rompimento de barragem da mineradora Samarco. Ela chegou à cidade poucas horas após a tragédia e permaneceu lá, por quase dois meses. 

Crédito:Divulgação
Edilene Lopes, vencedora da categoria “Repórter de Rádio”

"Quando uma equipe de reportagem chega a um desastre como esse, além do dever e da responsabilidade de informar, a gente se emociona muito. Deparamos com a angústia dos parentes de desaparecidos, com o desespero dos que estão ilhados, com o choque dos sobreviventes, com o cenário de destruição da tragédia e com a ânsia de cobrar dos responsáveis", disse em relato na rádio.

Vencedora da 11ª edição do Troféu Mulher IMPRENSA — realizado pelo Portal e revista IMPRENSA, na categoria “Repórter de Rádio”, com 41% dos 81 mil votos, a jornalista acredita que a cobertura em Mariana, além do destaque das entrevistas exclusivas com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, repercutidas nacional e internacionalmente, contribuíram para a lembrança de seu trabalho. 

"No mais, procuro trabalhar com ética, empenho e muita apuração, fazendo todo esforço para que o bom jornalismo não morra", afirma.

Para ela, embora as mulheres produzam em pé de igualdade com os homens, o desafio delas no mercado de trabalho ainda é muito grande. "Pesquisas ainda mostram oportunidades e salários desiguais, não bastasse a dupla jornada que muitas de nós enfrentamos, administrando a casa e cuidando dos filhos", explica.

"O prêmio é maravilhoso nesse sentido, ele traz às mulheres um reconhecimento que, muitas vezes, o mercado não traz. Feliz será o dia em que seremos tratadas com igualdade, sendo reconhecidas nossas diferenças, e que não sejam mais necessárias ações afirmativas para mostrar o valor que temos", acrescenta.

Conheça todas as vencedoras do Troféu Mulher IMPRENSA.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.

Leia também