SBT é multado e impedido de usar animais em programa infantil; canal recorrerá

Redação Portal IMPRENSA | 29/02/2016 12:30

A juíza Andrea de Abreu e Braga, da 10ª Vara Cível de São Paulo, condenou o SBT a pagar uma multa de R$ 1 milhão e a deixar de usar animais em situações abusivas no programa infantil "Bom Dia & Cia".


Crédito:Reprodução
Emissora não poderá usar roedores em gincanas

A decisão, publicada no Diário de Justiça de SP, foi tomada como resposta ao Ministério Público, que abriu uma ação contra o uso de animais no programa em 2008. A sentença é válida a partir desta segunda-feira (29/2) e, em caso de descumprimento, a emissora pode pagar multa por cada exibição.


Pequenos roedores, como ratos, são utilizados na atração com frequência para promover gincanas ao vivo. Os animais são usados para fazer corridas em tubos e em um quadro chamado "futebol com ratos", no qual eles ficam presos dentro de bolas plásticas em uma mesa que imita um campo de futebol.


A multa de R$ 1 milhão deverá ser revertida para o fundo Especial em Defesa dos Direitos Difusos, preferencialmente relacionado aos interesses animais. Procurada por IMPRENSA, o SBT disse que irá recorrer da decisão.


Assista ao vídeo:




Leia também

- Ratinho contrata ex-apresentadores da Globo para comandar telejornal da Rede Massa

- Repórter do SBT é esfaqueado durante tentativa de assalto em Belém (PA)
- "Jornal do SBT Manhã" ganha uma hora na programação e passa a ser ao vivo