"Vergonha nossa", assume "Variety" sobre falta de diversidade em Hollywood

Redação Portal IMPRENSA | 27/01/2016 15:30
"Shame on Us" ("Vergonha nossa") diz a capa da mais nova edição da revista Variety, acompanhada da ilustração de uma estatueta do Oscar toda branca. A publicação assume parte da culpa pela falta de diversidade nos filmes e entre atores premiados de Hollywood.

De acordo com a AFP, a revista decidiu abordar o movimento #OscarSoWhite que surgiu depois das indicações ao prêmio, que ignoraram, pelo segundo ano consecutivo, atuações de artistas negros nas principais categorias. 

Crédito:Reprodução
Revista assume parte da culpa por falta de premiações de atores negros no Oscar

"A culpa não é apenas dos prêmios Oscar [...], mas de nós mesmos. A hierarquia dos estúdios de Hollywood continua sendo um clube exclusivo, dirigido por homens brancos e uma mulher branca. As agências de grandes talentos quase não têm sócios que pertencem às minorias. E os veículos encarregados de cobrir o setor - inclusive a Variety - só empregam poucas pessoas não brancas", escreveu.

Após a polêmica com as indicações, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana alterou uma série de normas internas para favorecer a inclusão de mulheres e minorias étnicas. "Se a Academia não conseguir romper este círculo vicioso, corre o risco de se tornar irrelevante", ponderou a revista.

Leia também