Fotógrafo que perdeu a visão em protesto lança exposição temática

Alana Rodrigues* | 13/06/2014 12:00
Exatamente um ano após ter sido vítima de um tiro de bala de borracha disparado pela Polícia Militar (PM) durante uma manifestação em São Paulo, o fotógrafo Sérgio Silva, 31, lança a exposição "Piratas Urbanos". O profissional traz algumas das imagens que produziu desde que perdeu a visão do olho esquerdo. 

O ensaio é composto por retratos de amigos, personalidades e pessoas desconhecidas que se solidarizam com sua história. Em todas as imagens, os fotografados aparecem com um tapa-olho para protestar a violência vivida por Silva. Entre eles, estão o fotógrafo Sebastião Salgado, o senador Eduardo Suplicy e o músico André Abujamra.

Crédito:Reprodução/ Facebook
Exposição "Piratas Urbanos" chama atenção para a violência durante as manifestações
Segundo o fotógrafo, a ideia do projeto surgiu em meio à repressão nas manifestações de junho, e que ainda permanece no país. “Percebi que deveria fazer algo a mais. Através da fotografia, eu encontrei a possibilidade de começar a usar o que ocorreu comigo e transformar em uma série de retratos”, disse em entrevista à IMPRENSA.

O objetivo, segundo ele, é mostrar o aumento da violência contra os profissionais de imprensa, sua superação para retornar ao trabalho e a solidariedade das pessoas. “O trabalho só foi possível ser feito por que a grande maioria, 90% das pessoas que estão participando, me procuraram para fazer a foto”, diz.

A exposição será inaugurada às 19h30 desta sexta-feira (13/6), na sede da ONG Coletivo Digital, rua Cônego Eugênio Leite 1.117, em Pinheiros (zona oeste de SP), e vai até o dia 28 de junho. A ideia é que o projeto se estenda para outros locais da cidade.

*Com supervisão de Danúbia Paraízo.

Serviço

Quando: 13/6/2014
Hora: 19h30
Onde: Sede da ONG Coletivo Digital
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1117 – Vila Madalena – SP (entre as ruas Cardeal Arco Verde e Teodoro Sampaio)
Quanto: Grátis
Em cartaz: de 13 a 28 de junho.
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 10h às 19h / Sábado 10h às 17h
Informações: 11 3083-5134 / 975997257

Leia também: