Band estreia Arte 1, canal cultural na TV por assinatura

Redação Portal IMPRENSA | 26/12/2012 15:45
Em fevereiro, o canal de cultura Arte 1, do Grupo Bandeirantes, estreará em definitivo com programação de 24 horas por dia na TV paga, informou a Folha de S.Paulo, no último domingo (23/12).
O canal foi classificado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) como "de espaço qualificado", o que o torna obrigatório nos pacotes das operadoras. "Esse foi o nosso pulo do gato. Nasceremos com 50% de produção nacional, o que não era nosso objetivo inicial", diz o diretor geral Rogério Gallo.

"Essa qualificação nos ajudou muito. Se ficássemos nos pacotes 'premium' das operadoras teríamos 200 mil assinantes", acrescentou. "Por causa da lei estamos nos pacotes básicos e decolamos com 5 milhões de assinantes."

Com uma equipe de 30 profissionais, a valorização do canal embrionário causou estranheza no mercado. “Não tivemos nenhum tipo de benefício. Não apresentei um pedaço de papel na Ancine. Eu tinha um projeto pronto e os 70 anos de tradição da Band como estofo”, afirmou Gallo.

O Arte 1 vai explorar óperas, exposições, produções da rede britânica BBC, shows e clássicos do cinema. "O público não quer saber de cota na TV paga, nem sabe o que é a lei. Quem paga R$ 200 por mês quer conteúdo de qualidade e é só isso que nos manterá no ar."