Blogueiro conhecido por denunciar corrupção em SC é encontrado morto em apartamento

Redação Portal IMPRENSA | 14/12/2011 12:20
O blogueiro Amilton Alexandre, 52 anos, conhecido como Mosquito, foi encontrado morto em seu apartamento, na terça-feira (13), em Florianópolis. Ele mantinha o blog "Tijoladas do Mosquito", que veiculava denúncias de corrupção contra políticos de Santa Catarina, informa o site Rádio Criciúma.

Segundo a emissora, Mosquito conversava com um colega, que é padre, na internet, quando se ausentou do computador. Ao estranhar o fato, essa pessoa dirigiu-se à casa do blogueiro, onde o encontrou "enforcado" com um lençol no corredor da escada. Não havia sinal de agressões ou arrombamento na porta do apartamento. A polícia que investiga o caso sugere que tenha ocorrido "suicídio", mas não descarta a possibilidade de assassinato.

O blogueiro tinha registrado 25 boletins de ocorrência e dentre alguns deles havia ameaças de morte. Por causa das denúncias que publicava fora alvo de mais de 30 processos por calúnia e difamação. O advogado Izidoro Azevedo dos Santos, que o defendeu em dois dos processos, questionou se ele cometeu suicídio. "Terá mesmo o blogueiro se suicidado ou sua morte terá sido obra dos incontáveis desafetos que cultivou, com suas enérgicas e contundentes denúncias de corrupção, e lambanças políticas das mais variadas".

Em sua última postagem no blog, que está fora do ar, Mosquito se despediu dos leitores, afirmando que "precisava de uma pausa", mas reafirmou seu "compromisso" com a cidadania, com as denúncias de corrupção. "Tanta dedicação ao blog levou-me a um isolamento familiar, com oposição à atividade, problemas de saúde e outras dificuldades. Nas últimas semanas, acusei o nocaute. Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações pelo que publico. É sensato dar um tempo", disse o blogueiro, em sua última postagem, segundo a Rádio Criciúma.

Leia mais