Globo perde direito sobre novelas de Dias Gomes

Redação Portal IMPRENSA | 17/06/2011 12:41
A Rede Globo perdeu o direito sobre todas as novelas escritas por Dias Gomes, autor de sucessos como "Roque Santeiro", "O Bem-Amado" e "Saramandaia", informa o blog de Daniel Castro, nesta sexta-feira (17).

Segundo o blog, os direitos sobre as telenovelas de Dias Gomes haviam expirado havia dois anos. Após seu inventário de morte ter ficado pronto, em maio último, os títulos passaram para o domínio dos cinco filhos do autor.
Crédito:Divulgação TV Globo
Dias Gomes, autor de sucessos, como "O Bem Amado"

Com a perda dos direitos, a Globo não poderá mais produzir remakes das telenovelas, e fica restrita a reprisar as novelas. Alfredo Dias Gomes, filho do escritor, diz estar ressentido com a empresa, e não descarta a possibilidade de negociar com outros canais. "Estamos, sim, negociando com outras emissoras, porque é uma falta de respeito o que a Globo vem fazendo com as obras do meu pai. Em dez anos, o que eles fizeram com as novelas que tinham direito? Nada", conta Alfredo ao site R7. Ele ainda afirma que o valor oferecido pela Globo para comprar os títulos era "irrisório" e muito abaixo do que o mercado pode pagar.

A rede mexicana Televisa demonstrou interesse em negociar a compra dos direitos das obras de Dias Gomes. Em estágio mais avançado, estão as negociações com uma produtora independente norte-americana para a filmagem da peça de teatro Santo Inquérito.