Jornalista lança livro sobre a carreira de José Hamilton Ribeiro em SP

Redação Portal IMPRENSA | 02/10/2015 12:00
O jornalista Arnon Gomes, editor-executivo do jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP), lançará no próximo sábado (3/10) o livro "O jornalista mais premiado do Brasil", que repassa os 60 anos de carreira de José Hamilton Ribeiro, em São Paulo (SP). 

O lançamento acontecerá na Livraria da Vila, das 16h às 19h. Zé Hamilton estará presente para participar de um bate-papo e sessão de autógrafos. Inicialmente apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos-SP, o livro de 260 páginas, divididos em dez capítulos, traz de forma linear a carreira do repórter que ganhou sete prêmios Esso, além de impressões de de familiares e profissionais que trabalharam ao lado dele. 

A obra refaz as passagens de Zé Hamilton pela Folha de S.Paulo, por jornais do interior paulista na época da ditadura, pela revista Quatro Rodas, pelo Sindicato dos Jornalistas de SP, até a sua entrada na TV Globo, onde ainda exibe nas manhãs de domingo grandes reportagens no "Globo Rural". 

"O livro procura mostrar que história dele é muito maior que a de um correspondente de guerra que esteve no Vietnã e perdeu parte da perna", disse Gomes em entrevista à IMPRENSA no mês passado.

A publicação da obra neste ano coincide com pelo menos três datas que marcam a vida de Zé Hamilton: 80 anos de idade, 60 de carreira e 40 do término da Guerra do Vietnã. "Um ponto interessante do livro é tentar explicar como um jornalista conseguiu ficar na reportagem por tanto tempo. Não é simplesmente a paixão, mas a adaptação às mudanças que a profissão teve ao longo dos anos", explica Gomes.

SERVIÇO
"O Jornalista mais premiado do Brasil" - Arnon Gomes
Local: Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista, São Paulo - SP.
Horário: 16h às 19h.
Data: 3/10/2015.

Leia também