"Por meio do TCC, produzi conteúdos que saem da minha zona de conforto”, diz a jornalista Laura Sabioni

Histórias de TCC

Redação Portal Imprensa | 18/06/2020 07:23

Por meio de um perfil, em formato de documentário, Laura Sabioni aborda a imprensa feminista, a militância e a presença das mulheres no combate à ditadura, num resgate da história do Brasil.

Em entrevista ao Portal IMPRENSA, a jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), no segundo semestre de 2019, compartilha sua História de TCC. Além de Sabioni, integraram a equipe Giovana Petin, Nataly Brito, Rayane Lima, Danielle Magalhães e Natália Souza. 


Sobre o projeto “Amelinha Teles: Trajetória de Resistência Feminina”


É um perfil em formato de documentário sobre Maria Amélia de Almeida Teles, militante e ex-presa política da Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Amelinha, como é mais conhecida, trabalhava na imprensa clandestina na época e, por isso, foi presa pela Operação Bandeirante (Oban) junto com seu marido, sua irmã grávida, um companheiro de partido e seus dois filhos, de quatro e cinco anos de idade. A produção retrata a vida de Amelinha antes da militância, durante o período ditatorial e nos dias de hoje, e tem o objetivo de, por meio de sua figura, abordar diversos temas, como a militância feminina e a presença das mulheres no combate à ditadura, a imprensa feminista, e a luta pelos mortos e desaparecidos. Estes e outros temas presentes na vida de Amelinha são importantes não só para contar sua trajetória, mas também para resgatar acontecimentos da história brasileira.


Crédito: Reprodução / Youtube


Principais desafios ao longo da produção


Fazer um perfil é muito difícil, pois tudo gira em torno de um tema/personagem. Tem pessoas que não podiam ser substituídas por conta da sua importância para a história, logo fazer as agendas baterem foi um dos desafios. Outro era o fato do tema ser denso e delicado. Isso exigiu, mais do que nunca, tato, atenção e cuidado com a abordagem durante as entrevistas.


Os aprendizados


Que planejamento, insistência e organização são muito importantes no período de desenvolvimento do TCC, que é estressante. Além da importância do trabalho em equipe, já que boa parte dos resultados refletem a coesão e a parceria que existem no grupo. A dedicação de cada membro em cumprir com excelência a sua função, e ajudar no que for necessário, é fundamental. Um projeto é o reflexo do grupo que o produz.


Significado dessa experiência


É um momento de muitas decisões e incertezas, em que não existe margem para erros, já que tudo está focado em um único trabalho. Além disso, é um projeto coletivo, não é algo que vai impactar só na sua vida caso você não se dedique. Por meio desse projeto, consegui ver plenamente como as escolhas feitas no começo do processo refletiram no resultado final, mostrando a importância da atenção aos detalhes. Foi uma das principais maneiras de provar, para mim mesma, que realmente sei fazer jornalismo. 


Contribuições que o trabalho trouxe


Orgulho e satisfação. Acredito que esse sentimento é compartilhado não só por mim, mas por todas as meninas do grupo. É muito gratificante ver o que um dia foi só uma ideia se concretizar. E não só isso, com qualidade e atendendo a praticamente 100% das nossas expectativas, além do reconhecimento por parte dos professores e colegas. Pude comprovar que consigo produzir conteúdos que saem da minha zona de conforto. A experiência me fez aprender coisas novas, me desafiar e mostrou oportunidades de atuação na área, com as quais tenho afinidade e que podem agregar na minha vida profissional. Sem contar a oportunidade de estar mais próxima a um dos principais episódios da história brasileira.


Conselhos para quem está fazendo o TCC


Organização é tudo! É preciso criar um cronograma realista e tentar segui-lo ao máximo. Isso é importante para manter a calma, conseguir controlar todas as tarefas que precisam ser feitas e saber o que realmente deve ser priorizado em cada etapa. Uma decisão vai interferir nas demais. Com essa organização, é possível identificar problemas a tempo e fazer alguns ajustes para não gerar um efeito cascata. Isso se aplica principalmente se a produção for um documentário. Também é importante que cada membro do grupo tenha responsabilidade e cumpra suas funções. Além da importância do diálogo, já que o trabalho precisa fluir em todos os aspectos e um ambiente harmônico só vai ajudar nisso. Aproveite esse processo para descobrir coisas novas, testar, experimentar, mas considerando que existem prazos e exigências a serem cumpridos.



              


Leia também

Filme documentário narra a jornada de quatro estudantes em busca do ex-jogador Maradona

Intercom realiza encontro virtual Inter-regiões em outubro