“Na universidade, aprendi a lidar com clientes reais”, comenta a publicitária Malena Araújo sobre a experiência com o TCC

Redação Portal IMPRENSA | 11/02/2020 12:19
Para o seu TCC, Malena Araújo abraçou com sua equipe o desafio de compreender, e colocar em prática, as etapas do processo de criação de uma campanha publicitária para um cliente de peso. 

Malena se formou em Publicidade e Propaganda, em 2018, pela Universidade Metodista de São Paulo e aqui compartilha sua História de TCC. 
Crédito:Arquivo pessoal

Sobre o trabalho 
Na Universidade Metodista, o TCC Projeto Experimental tem a missão de apresentar a realidade do mercado publicitário, por meio de uma concorrência. Para isso, a turma foi dividida em grupos, denominados de agências. O desafio foi reposicionar no mercado, por meio de uma campanha anual, a Suvinil, uma marca com orgulho da sua história e de tudo que conquistou. 

Principais desafios ao longo da produção 
Acredito que o desafio está justamente em enxergar a realidade e trabalhar com a responsabilidade de “somos uma agência e o meu cliente é a SUVINIL”. Foi essencial enxergarmos a necessidade de ter áreas estruturadas e definidas de acordo com a habilidade de cada um, mas ao mesmo tempo, não focarmos apenas em uma função, como: “sou mídia, só faço mídia. Não, somos uma equipe”. 

A partir daí, compreender as etapas do processo de criação de uma campanha foi indispensável, isso inclui: coleta de briefing com o cliente, análise, reuniões, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, criação, produção e veiculação. E no fim a apresentação à banca, na qual estiveram presentes colaboradores da Suvinil. 

Unir a teoria com a prática, juntamente com o cuidado, o olhar e o acompanhamento de cada professor é o que faz do curso único. 

Os aprendizados
Acredito que aprendi a ouvir mais, e entender que cada um tem um tempo, uma habilidade. Aprendi a lidar com clientes reais, a fazer pesquisa, analisar, criar, propor soluções e, no meio desse turbilhão, aprendi a gerir o meu tempo, o tempo do grupo e das atividades, além de adquirir a capacidade de liderar. 

Aprendi que não é glamoroso virar noites trabalhando, comer pizza e respirar café. Precisamos de saúde mental e física. Como criar estando esgotada? Que ambiente de trabalho faz bem? Eu estou vivendo? Sei que nossa profissão exige dedicação e muitas vezes trabalhamos com a pressão do tempo, do cliente e da necessidade, mas pra tudo tem uma exceção. Além disso, descobri que eu posso atrelar o meu propósito de vida - “fazer o mundo de alguém melhor” - ao curso que escolhi. 

Contribuições que o trabalho trouxe
Enxergar caminhos. Hoje, diante de uma situação, eu paro, respiro e começo a traçar um plano para resolver. Isso serve tanto para a vida pessoal quanto profissional. Um importante aprendizado é reconhecer o outro como parte fundamental para entregar resultados, ou seja, valorizar o trabalho em equipe, saber gerir e agir em situações de alta pressão. 

Sempre acreditei na educação de qualidade. Tive belíssimos exemplos dentro de casa, meu avô materno aprendeu sozinho a ler e escrever, e mainha, mesmo passando por altos e baixos, não desistiu de concluir o ensino médio. Mudei do interior da Bahia para São Paulo. Em 2015, ingressei na Universidade Metodista de São Paulo como bolsista para cursar Publicidade e Propaganda. 

Conselhos para quem está fazendo o TCC
Viva! Aproveite cada momento. O que vivemos durante o processo é único. Seus professores são amigos e não inimigos, ter alterações ao longo do processo faz parte, lógico que ninguém quer refazer a mesma peça 17 vezes. 

Vai dar tempo, basta se organizar, ter responsabilidade e saber que tudo isso é um processo de aprendizado e evolução. Saiba que tem a hora de parar, continuar, sair, ficar em casa, respirar, tomar água.

É normal chorar, converse, escute, e troque experiências. Depois, a gente tem saudade de tudo. Durante anos, a universidade é a nossa segunda casa, então faça dela uma ótima morada. 

Leia também