TCC busca entender mudanças no posicionamento do Rap, e sua visibilidade na indústria de entretenimento

Redação Portal IMPRENSA | 13/12/2019 18:57
Em 2016, Hinah Thamara se formou em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. Ela selecionou uma de suas paixões como tema do TCC, e aqui compartilha um pouco dessa experiência. 
Crédito:Montagem com imagem de divulgação do documentário Sabotage

Sobre o trabalho

No trabalho, abordo a transformação que está acontecendo na criação e no tratamento social do Rap. Este estilo musical passou por grandes momentos: de marginalizado e um brado de revolta contra a opressão a produto midiático, presente nos grandes meios de comunicação. Para compreender como o Rap chegou ao seu momento nas grandes mídias, foi necessário entender suas origens: principais influências, início do gênero, nomes importantes e marcos históricos. 

Entre as questões que busquei responder estão: Do que é feito esse estilo musical? Qual a intenção do Rap? O Rap é arte, com criação totalmente livre, sem intenção de venda ou é criado visando lucro? O Rap ainda significa resistência? A mudança do discurso faz parte de um avanço ou é a venda do movimento para a indústria cultural de massa? 

Procurei analisar o processo de transformação do estilo musical de acordo com o contexto social em que está inserido, gerando reflexão acerca do posicionamento do Rap e seus fundamentos até chegar ao momento de maior visibilidade na indústria de entretenimento. Isso está gerando confronto de posicionamentos entre os integrantes do movimento cultural. 

Principais desafios ao longo da produção

Por ser um tema muito recente na época [em 2016], tive dificuldade em conseguir referências. Não existiam trabalhos anteriores que tratassem do tema de uma forma tão precisa. Foi necessário pesquisar assuntos próximos para poder extrair conteúdos que estivessem relacionados ao meu tema. Assim, me apoiei em pesquisas sobre o Funk, por exemplo. Além disso, meu TCC trata de uma questão polêmica para o seu meio. Busquei fazer entrevistas com alguns profissionais e recebi recusas. Era um assunto muito novo e nem todos queriam se pronunciar a respeito. Precisei fazer recortes com base no que tinha em mãos. O meu trabalho foi sendo definido ao longo do desenvolvimento. Tinha que fazer mudanças praticamente a cada semana. 

Os aprendizados

A produção do TCC me fez enxergar a vida acadêmica com outros olhos. Precisei recorrer a conteúdos que produzi ao longo da faculdade, desde o primeiro período. Tive um orientador excepcional, que me indicou bastante conteúdo e me direcionou de acordo com as necessidades. Foi uma experiência muito grandiosa. Graças ao trabalho que realizei, expandi meus conhecimentos sobre a sociedade e sobre o que quero da minha vida profissional. É um tema que me interessa e que desejo continuar a desenvolver em um mestrado. 

Significado dessa experiência

O desenvolvimento do TCC me fez amadurecer muito. Estava prestes a ser efetivada no local onde era estagiária. Precisei conciliar uma dupla jornada com horários muito conturbados. Foi um período difícil, mas igualmente enriquecedor. Em um determinado momento, entregar o trabalho virou uma provação de que eu era capaz de chegar até ali, e ir além.
Crédito:Arquivo pessoal

Contribuições que o trabalho trouxe
 
Após ter sido aprovada com nota máxima, fui convidada pela faculdade para reapresentar meu TCC, dessa vez na Jornada de TCC e de Iniciação Científica. Foi uma experiência incrível voltar à faculdade como ex-aluna, apresentando meu trabalho para alunos que passariam pelo que eu havia acabado de concluir. Foi uma troca muito gratificante. Com essa nova apresentação, acabei sendo premiada como uma das cinco melhores do ano, e conquistando uma bolsa em um curso extracurricular na instituição.  

Conselhos para quem está fazendo o TCC

Repetiria o conselho que ouvi de um professor: "Escolha um tema que você AME. Gostar não é o suficiente." Esse conselho mudou o meu tema e foi fundamental para conseguir entregar um bom trabalho. Você precisa se doar, o trabalho vai exigir uma dedicação muito grande. Se o tema não for realmente interessante para o autor, poderá haver um bloqueio no decorrer do projeto. 

Leia também