Campanha de reposicionamento de marca traz experiência de mercado à equipe de uma agência experimental

Gisele Sotto, em colaboração | 28/11/2019 15:19
A agência experimental Soul Made, composta por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, teve como desafio desenvolver uma campanha de reposicionamento de marca para a Suvinil Tintas, presente no mercado há mais de 50 anos. 

“A execução do projeto propiciou aos integrantes do grupo a experiência de planejar ações para suprir as necessidades do cliente, e a chance de trabalhar com uma empresa com décadas de atuação, em uma fase de atualização de marca”, comenta a agência na introdução do trabalho, que foi desenvolvido em 2018. 

Para compartilhar essa História de TCC, o Portal IMPRENSA conversou com Matias Vinicius Araujo Santos. Além dele, integraram a Agência Soul Made: Angela Morgado Queiroz, Brenda Ribeiro de Souza, Bruno Cortina Pereira, Cíntia Mendes dos Santos, Janaina Moura Batista, Jennyfer Vanessa Bernardes de Souza, João Victor Lopes Bontempi, Karina Menezes Leite, Marilia Amara Leôncio do Vale, Priscilla Moreira e Rafaela de Azevedo da Silva.

Crédito:Arquivo pessoal

Sobre o trabalho
Neste projeto, tivemos a oportunidade de vivenciar uma concorrência pelo cliente que, na ocasião, era a marca Suvinil. A intenção do trabalho foi mostrar o novo posicionamento e linguagem propostos pela marca, que já estava elaborando parte desse processo. Com base nisso, fizemos um trabalho completo de pesquisa sobre a marca e desenvolvemos uma campanha publicitária, considerando a história da Suvinil e como ela está presente na vida das pessoas, atrelando essa presença às emoções que as pessoas sentem em pintar e reformar qualquer ambiente de suas casas. 

Desse modo, enfatizamos o quão interessante é atrelar as emoções à escolha das cores, também abordamos a criatividade e o leque de opções que pode ser criado usando a imaginação e a paixão para tomar decisões. Assim surgiu a campanha “Conte sua história com as cores da Suvinil”.

Principais desafios ao longo da produção
O maior desafio foi, no início do projeto, desenvolver as pesquisas qualitativas e quantitativas, usar as métricas, e chegar a um consenso sobre as respostas dadas pelos entrevistados, que foram de extrema importância para a realização dessa campanha.

Os aprendizados
O maior aprendizado foi no relacionamento com o cliente. Tivemos a oportunidade de falar sobre o andamento da criação da campanha, com base no que foi proposto, e também sugerir novos caminhos, apresentando os argumentos necessários para que o cliente embarcasse nessa com a gente e comprasse a ideia.

Significado dessa experiência
Essa experiência representou uma conquista pessoal, e também da minha família – fui o primeiro da minha casa a concluir o ensino superior, e com muito orgulho! O desenvolvimento da campanha me proporcionou uma experiência de mercado, me sinto um profissional mais preparado por conta desse TCC e dessa vivência. 

Conselhos para quem está fazendo o TCC 
Relaxem, vivam o momento e absorvam toda experiência proposta pelo TCC e saibam enxergá-lo, não como uma obrigação de curso, mas como uma base de construção do grande profissional que você irá se tornar.

Acesse o trabalho neste link.

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