Documentário promove reflexão sobre o minimalismo na sociedade de consumo

Gisele Sotto, em colaboração | 14/11/2019 14:15
Maria Clara Carrega optou pelo formato de documentário para promover uma reflexão sobre o minimalismo como alternativa na sociedade de consumo. “Seria possível viver com menos coisas e com mais tranquilidade neste mundo que, a cada dia, oferece produtos mais inovadores e mais tecnológicos para as pessoas consumirem?”, questiona. 

Ela se formou no curso de Rádio e TV em 2018, pela Faculdade Canção Nova (SP), e compartilha aqui sua História de TCC. 
Crédito:Arquivo pessoal

Sobre o trabalho

O meu trabalho de conclusão de curso é um documentário audiovisual que promove a reflexão sobre um tema contemporâneo, o minimalismo como uma nova forma de consumo consciente. Para contextualizar o minimalismo, recorri a pesquisas bibliográficas e à aplicação de entrevistas em profundidade com especialistas e personagens. Espero que o documentário traga uma nova visão, levando as pessoas a repensarem seu modo de consumo, e avaliarem se as suas compras estão sendo impulsionadas pela necessidade ou somente pelo desejo.

Principais desafios ao longo da produção 

Um dos desafios foi produzir o documentário audiovisual atuando em todas as etapas, desde a criação, passando pela produção, finalização e o desenvolvimento do relatório técnico. Além de conciliar todo esse processo com a participação no Simpósio de Iniciação Científica, provas e trabalhos da Faculdade Canção Nova.

Os aprendizados

Os aprendizados foram inúmeros. Consegui colocar em prática os conceitos que estudei em sala de aula, e os conhecimentos específicos para a produção do documentário, como planos, enquadramentos, foco, e iluminação. Foi uma grande conquista, principalmente porque eu produzi o trabalho sozinha. Isso me levou a ter um novo olhar sobre a profissão, e passei também a analisar a minha própria forma de consumo. 

Contribuições que o trabalho trouxe

Acredito que a maior conquista foi para o meu canal no YouTube [o Desfrutando a Vida]. Foi por causa do documentário audiovisual que eu comecei a ser monetizada pela plataforma.

Conselhos para quem está fazendo o TCC

Tenha sempre organização e disciplina. Se você conseguir dar o seu melhor no momento em que está criando o seu TCC, tenho certeza que ele será um sucesso. A disciplina é essencial para que você consiga estudar mais, e fundamentar o seu trabalho.


Leia também