“Eu precisava dar voz aos estudantes e chamar a atenção das instituições”, destaca Pâmela Liarena sobre a saúde mental dos universitários

Gisele Sotto, em colaboração | 24/10/2019 11:44
Com base em sua experiência e na observação do ambiente acadêmico, Pâmela Liarena produziu como TCC o documentário “(Sobre)Viver na Faculdade”, que expõe a saúde mental dos universitários. “Eu precisava dar voz aos estudantes e chamar a atenção das instituições para o problema”, destaca Pâmela, que fez o trabalho com Letícia Fernandes. 

Pâmela se formou em Jornalismo pela Unicarioca em 2018, e em entrevista ao Portal IMPRENSA compartilha os bastidores de sua História de TCC. 
Crédito:Arquivo pessoal

Sobre o trabalho

Ao longo da graduação, tive que me dividir muitas vezes entre trabalho e faculdade, com pouquíssimo tempo para descanso. Isso foi me levando a episódios de ansiedade e estresse excessivos. Fui percebendo que não era só eu que sentia isso, tinham pessoas enfrentando questões muito piores com sua saúde mental, não só na faculdade onde cursei, mas em outras instituições privadas e públicas também. E o que ecoava sempre era o fato de ninguém estar falando sobre a saúde mental dos universitários. Foi quando decidi então que eu falaria, que eu precisava dar voz aos estudantes e chamar a atenção das instituições para o problema.

Principais desafios ao longo da produção

Como o tema era quase inédito, foi difícil achar referências e artigos já publicados para usar como base. Usei muitas pesquisas publicadas sobre dados gerais de saúde mental, não especificamente sobre os universitários, pois ainda não há, e fui relacionando.

Outra dificuldade foi lidar com prazos. A minha ideia inicial era gravar com estudantes de várias universidades, mas não tinha esse tempo disponível, por isso pedi para que eles mesmos gravassem e me enviassem. Só que vários não cumpriram o prazo e apenas pude contar a história de alguns.

Significado dessa experiência 

Conhecer as histórias de outras pessoas que estavam passando por coisas parecidas [à minha experiência na universidade] foi importante para me inspirar a prosseguir com o trabalho e querer ainda mais conclui-lo. Decidi cursar jornalismo para trabalhar com pessoas e pelas pessoas, e a experiência de produzir esse TCC me deixou orgulhosa do caminho que escolhi e segui.

Contribuições que o trabalho trouxe

Após a conclusão, o documentário foi publicado no YouTube, em 21 de junho de 2018, e hoje conta com mais de 100 visualizações. Nada expressivo, mas espero que esteja ajudando outros estudantes.


Conselhos para quem está fazendo o TCC agora

Acho importante você escolher um tema que vai ter facilidade em falar, seja porque já tem certa proximidade, por ter vivido aquilo ou pesquisado em outra ocasião. Quanto mais próximo você estiver do que pretende falar, com maior domínio vai conseguir finalizar e apresentar. O formato também é importante! O curso de jornalismo oferece uma grande variedade de formatos, não só a temida monografia, então use isso a seu favor. E escolha um orientador que acredite e aposte no seu tema - sem o apoio dele, vai ser mais difícil. 

Leia também