Plano de comunicação tem estratégia voltada para a acessibilidade

Redação Portal IMPRENSA | 17/10/2019 08:40
Crédito:Arquivo pessoal

Na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Ana Flávia Pereira Leite e Lucas de Souza Lima reuniram suas expertises para desenvolver um plano de comunicação estratégico com o objetivo de melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. 

Ana Flávia se graduou em Jornalismo e Lucas, em Publicidade e Propaganda, em 2018. Em entrevista ao Portal IMPRENSA, ela compartilha sua História de TCC.   

Sobre o trabalho

Desenvolvemos um Planejamento de Comunicação Estratégico para melhorar a acessibilidade de Pessoas com Deficiência Visual no ponto de venda. O objetivo foi criar um plano para o Mercadinho Piratininga, localizado em São José dos Campos-SP, para permitir que esse público pudesse realizar compras com mais autonomia.

Principais desafios ao longo da produção

Os principais desafios foram entrevistar as pessoas com deficiência visual e encontrar dados atualizados sobre esse público no meu município. Entramos em contato com a Secretaria de Transportes, mas não tivemos retorno. Então, utilizamos dados de 2016, que encontramos em uma matéria feita por um jornal online da região.

Outro desafio foi escolher qual supermercado iríamos utilizar como case, já que muitos não aceitaram participar por diversas razões. 

Os aprendizados

Eu e meu colega vivemos uma experiência que não fazia parte do nosso universo. Nenhum de nós tem deficiência visual e não tínhamos contato com essas pessoas até o momento. Quando tivemos a oportunidade de entrevistá-los, para entender quais eram as reais dificuldades que tinham, nós nos desconstruímos como pessoas e profissionais. A partir do momento que pudemos ver o mundo de outra forma, com aqueles que enxergam com o coração, nos tornamos pessoas muito melhores.
Crédito:Arquivo pessoal
(da esq, para dir.) Ana Flávia e Lucas, com Jéssica, Mateus e Luciano, que contribuíram com o TCC

Significado dessa experiência

Aprendi que apesar de todas as dificuldades, fazer um TCC com propósito é muito gratificante. Quando chegamos ao final, passaram diversas lembranças pela minha mente: aquela menina que entrou com apenas 17 anos faculdade não era mais a mesma, todos os aprendizados, o contato com os professores, a orientadora, a dupla de TCC e os colegas fizeram a diferença na minha vida pessoal e profissional. Tenho muito orgulho disso! 

Por fazer dupla com um aluno de Publicidade e Propaganda, aprendi muito. Hoje trabalho nessa área. Além disso, tenho vontade de colocar esse projeto em prática. 

Conselhos para quem está fazendo o TCC agora

Escolha um tema que você se identifique, busque pessoas que são referência na área, vá a eventos relacionados ao projeto e conte com o apoio do seu orientador, que será fundamental no desenvolvimento do trabalho, principalmente no início. 

Veja neste link o projeto que deu origem ao plano de comunicação. 

Leia também