‘Poder, privilégio e patriarcado no jornalismo’ é o tema da Revista #ISOJ 2020, que está com chamada aberta de trabalhos

Redação Portal IMPRENSA | 04/07/2019 12:43
Crédito:Montagem com logo da #ISOJ


A revista científica #ISOJ lançou a chamada de trabalhos para a edição especial de 2020, sobre ‘Poder, privilégio e patriarcado no jornalismo: dinâmica de controle, resistência e renovação da mídia’. 

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, responsável pela iniciativa, destaca que os artigos vão investigar “como ideias de poder, privilégio e patriarcado se cruzam e moldam as formas institucionais, as práticas e as epistemologias do jornalismo”.

#ISOJ é a revista científica oficial do Simpósio Internacional de Jornalismo Online, e está recebendo resumos estendidos (de até 1.000 palavras) até 23 de agosto de 2019. Clique aqui para mais informações e detalhes sobre o envio. 

O foco desta edição “é explorar pesquisas que mostram as maneiras pelas quais o jornalismo digital molda o poder e o privilégio por meio de rotinas e práticas específicas na profissão”, diz Amy Schmitz Weiss, diretora de pesquisa do ISOJ e coeditora do periódico ISOJ. Ela completa que “o jornalismo está em um ponto de reflexão crucial e esse tema especial nos permite refletir e contemplar algumas das nuances em curso globalmente no jornalismo”. 

A revista também é co-editada por Rosental C. Alves, fundador do Centro Knight e professor na Universidade do Texas em Austin. E nessa edição, a #ISOJ terá como editor convidado Alfred Hermida, professor associado e diretor da Escola de Jornalismo da University of British Columbia, no Canadá.

"Depois de mais de duas décadas de notícias online, é hora de fazer um balanço e analisar como o jornalismo pode ser renovado para ser mais imaginativo, inovador e inclusivo... e para que ele tenha impacto junto a comunidades cada vez mais diversificadas e globais", ressalta Hermida. 

Todos os artigos vão passar por um processo de revisão cega e os autores de pesquisas selecionadas apresentarão suas descobertas no 21º ISOJ em Austin, Texas, de 24 a 25 de abril de 2020. O Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ) é uma conferência global única que reúne jornalistas profissionais, executivos de mídia, inovadores de meios digitais e pesquisadores acadêmicos de todo o mundo.

Lançada em abril de 2011, a #ISOJ traz artigos baseados em pesquisas originais, metodologias que são relevantes para o estudo do jornalismo e tecnologias inovadoras, além da síntese crítica de pesquisas e perspectivas teóricas sobre o jornalismo atual. Você pode conferir as edições anteriores da revista em isoj.org

Leia também