Monografia analisa as fake news no âmbito da operação Lava Jato

Redação Portal IMPRENSA | 20/06/2019 13:02
Germana Brito e Layla Andrade abordaram em seu TCC a rede de desinformação. A monografia que desenvolveram (leia aqui) discute as fake news no Facebook, com base em uma análise de notícias no âmbito da operação Lava Jato e seus desdobramentos. 

Em entrevista ao Portal IMPRENSA, as jornalistas formadas em 2018 pela Universidade Católica de Brasília (UCB) compartilham sua História de TCC.
Crédito:Arquivo pessoal

Sobre o trabalho

Muitas notícias estão sendo disseminadas nas redes sociais, as pessoas compartilham conteúdos sem verificação e sem procedência, causando uma rede de desinformação. Esse tipo de notícia vem causando efeitos negativos na sociedade, que se depara com um conteúdo sensacionalista, mentiroso e que apenas está em busca de enganar as pessoas, com diversas finalidades.  
 
Por esse motivo, o nosso trabalho fez uma análise, por meio de engajamento na rede social Facebook, sobre a quantidade de pessoas que são alcançadas por notícias falsas relacionadas à Operação Lava Jato, quais são as principais características desse conteúdo e como identificar se uma notícia é falsa ou não. 

Principais desafios ao longo da produção

Tivemos que realizar um levantamento muito detalhado sobre todo o tema e procuramos trazer exemplos que pudessem ilustrar nosso trabalho, a fim de demonstrar o real propósito da pesquisa. Tivemos dificuldades na hora de fazer esse levantamento, já que conseguimos coletar muitas informações e tudo tinha que ser filtrado e analisado da maneira correta. 

O TCC em si já apresenta uma certa dificuldade, pois demanda tempo e dedicação. Na época, além da faculdade também estávamos estagiando, então tínhamos que conciliar tudo, mas no fim conseguimos concluir com êxito.

Os aprendizados

Passamos a nos envolver ainda mais com a política brasileira e isso nos despertou o senso crítico. Com o aumento das fake news, procuramos desenvolver um trabalho que pudesse, além de nos ensinar muito, ajudar outros a diferenciar as notícias verdadeiras das notícias falsas e sensacionalistas. 

Significado dessa experiência 

Acreditamos na importância do tema que tratamos e isso acrescentou bastante em nossa formação como jornalistas. O TCC foi uma peça importante para fechar com chave de ouro nossa graduação e, para cada uma de nós, foi essencial esse trabalho, pois nos mostrou nossa real capacidade. Tirar dez no TCC nos motivou ainda mais!
 
Conselhos para quem está fazendo o TCC

Faça desse trabalho seu projeto de vida, dê tudo o que puder de si e se empenhe para fazer algo que se orgulhe. Nós colhemos bons frutos com nosso trabalho e isso é gratificante, como estudantes e profissionais. 

Leia também