“O podcast é uma boa ferramenta para se discutir jornalismo com jornalistas”, diz Gustavo Militão

Gisele Sotto, em colaboração | 16/05/2019 16:45

Gustavo Militão assumiu o desafio de abordar num podcast de 57 minutos a importância do “Jornalismo Investigativo e sua representação através do cinema”. Para isso, conversou com jornalistas de Pernambuco e, nessa conversa, resgataram grandes reportagens e nomes relevantes na área. Ele define o podcast “On The Record” como um papo aberto sobre jornalismo e revela que decidiu fazer o TCC sobre jornalismo investigativo quando assistiu ao filme “Todos os Homens do Presidente”, na universidade.


Já formado em Publicidade pela FAPE – Faculdade Pernambucana, Gustavo se graduou em Jornalismo pela UniFBV|Wyden, em Recife, no primeiro semestre de 2018. E em entrevista ao Portal IMPRENSA compartilha sua História de TCC.

Crédito:Reprodução / Imagem João Victor


Sobre o trabalho

 

Produzi um podcast chamado “On The Record” (ouça aqui e veja o vídeo do making off). Nele, nosso objetivo era discutir e aprofundar o debate sobre a importância do jornalismo investigativo. E, como tema suporte, a sua representação no cinema, com ênfase em dois filmes: “Spotlight – Segredos revelados” e “Todos os Homens do Presidente”. Conversei com jornalistas locais e tratamos sobre a importância do jornalismo de investigação para a sociedade e algumas reportagens investigativas de impacto na história. Recordamos também grandes jornalistas que atuaram nesta área no Brasil, indicamos livros sobre o tema... tudo em 57 minutos. E que foram agraciados com a nota máxima pela banca examinadora.

 

Principais desafios ao longo da produção

 

Meu maior desafio foi tentar fazer justamente essa ligação entre jornalismo e cinema numa ferramenta tão “nova”, como é o podcast. De maneira dinâmica e que não fosse cansativa ao ouvinte. Estes dois filmes em especial retratam fielmente como são os bastidores de uma grande reportagem investigativa. Desde o início do trabalho, a apuração dos fatos, o contato com as fontes, a checagem de informações repassadas (tão importante nos dias de hoje), até a conclusão, com a divulgação da matéria e a sua repercussão.


Nestes dois filmes, os impactos das reportagens foram de enorme repercussão. Uma delas, do caso “Watergate” retratado em “Todos os Homens do Presidente”, levou à queda do homem mais poderoso do mundo na época, o presidente americano Richard Nixon. A outra reportagem, mostrada em “Spotlight”, mostrou um dos maiores escândalos de pedofilia que se tem notícia nos EUA dentro da Igreja Católica em Boston. Não havia cases melhores para se falar e mostrar a força do jornalismo de investigação. Então este foi o meu maior desafio. Além dos processos que são peculiares a um TCC, como selecionar as fontes ideais, os entrevistados e fazer todo processo de decupagem e roteirização. Mas foi um trabalho bastante recompensador e construído de maneira muito tranquila, sem nenhum grande incidente.

 

Os aprendizados

 

Acho que meu maior aprendizado durante o TCC foi saber que este tipo de formato se encaixa bastante ao jornalismo. Há uma lacuna de profissionais da área debatendo assuntos ligados ao próprio jornalismo, a sua rotina... acho que os podcasts podem ser uma ferramenta legal, um espaço para se discutir jornalismo com jornalistas. Tanto senti esta necessidade que produzi um segundo "On The Record" após a defesa do TCC, mas com um outro tema – “O jornalismo político a serviço do cidadão”, aproveitando o gancho das eleições passadas. E pretendo retomar este projeto em breve, sempre discutindo temas específicos dentro do universo jornalístico, como o jornalismo esportivo, gastronômico, cultural.

 

Significado dessa experiência

 

Foi uma experiência enriquecedora! Tive a sorte de ter uma excelente orientadora, a professora Carolina Cavalcanti, que me ajudou bastante em todo o processo. Inclusive na decisão de transformar este TCC em um podcast, ao invés da monografia. Depois, o fato de ter tido contato com profissionais do jornalismo local, como o repórter João Valadares, Vandeck Santiago, os professores Luiz Joaquim, Rodrigo Carreiro, Adriana Santana, enfim... pessoas de um nível intelectual elevado e de bom papo. Ajudou bastante no resultado final, deixando o podcast num formato bem bacana. Como estudante e profissional, não poderia ter tido um desfecho melhor para o meu curso superior. Me senti realizado ao final de tudo.

 

Contribuições que o trabalho trouxe

 

Recebi um convite da coordenadora do meu curso na UniFBV|Wyden, Talita Rampazzo, para seguir com o projeto mesmo saindo da faculdade. Gravei um segundo episódio nos estúdios da instituição e pretendo fazer outros neste ano. No mês passado, o primeiro On The Record foi exibido na Rádio Frei Caneca, emissora pública aqui da Prefeitura do Recife, num programa voltado a divulgação de projetos de conclusão de curso: o Lab 101.

 

Conselhos para quem está fazendo o TCC

 

Fazer por fazer um TCC eu não concordo. É preciso pensar em algo que contribua para o meio em que você está atuando. Primeiro de tudo: escolha um tema que realmente você goste, não adianta querer trabalhar com algo que você não tem muita identificação. Você vai passar pelo menos seis meses debruçado no trabalho. Então tem que ser algo que te dê prazer em pesquisar. No meu caso, decidi fazer o TCC sobre jornalismo investigativo quando assisti a “Todos os Homens do Presidente”. Aquele filme me marcou quando a professora Carolina exibiu em sala. E aí resolvi fazer algo sobre este tema.


Depois, é selecionar com critério as fontes que você irá pesquisar, se são realmente acessíveis, se vão te agregar ou apenas te passar aquilo que já sabe de uma forma repetitiva. Tente sair da zona de conforto e buscar fontes realmente relevantes. Aí eu destaco como é importante ter uma boa parceria com seu orientador.


Por fim, é essencial ter tranquilidade e organizar seu tempo. Há o tempo para estudar, revisar o texto, pesquisar... mas há o tempo também de relaxar, desopilar um pouco a mente durante o processo. A mente precisa também dar uma relaxada certas horas. Se você tem segurança no que está pesquisando, organização e confiança no que está produzindo, a boa nota e o êxito do seu TCC serão consequências.


Leia também

“O significado maior foi ver um amadurecimento nítido em cada um”, diz Lucas Souza Mendes sobre a produção do TCC

Primeiro jornal-laboratório diário do Brasil passa da marca de mil edições em vinte anos

Congresso Nacional Intercom 2019 divulga programação preliminar