Monografia sobre a série “Once Upon a Time” avalia comportamento da audiência perante os produtos midiáticos

Gisele Sotto, em colaboração | 11/04/2019 12:27

Crédito:Arquivo pessoal

“O trabalho desenvolvido neste TCC demonstra a possibilidade de uma nova visão em relação às audiências e ao seu comportamento perante os produtos midiáticos que lhes são oferecidos, principalmente no que tange a participação dos espectadores dentro do processo comunicacional e até mesmo a geração de conteúdos paralelos”, destaca Enoe Lopes Pontes sobre sua monografia.

Em “Os ships como produtores de sentido de Once Upon a Time”, Enoe teve como objetivo se debruçar sobre o fenômeno do ship, assim como sobre o universo dos fãs, identificando suas características e peculiaridades. Ela se formou em Jornalismo, em 2016, pela Faculdade Social da Bahia – FSBA e aqui compartilha sua experiência.



Sobre o trabalho


Meu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Os ships como produtores de sentido de Once Upon a Time”, trata sobre como o ato de torcer por personagens ficcionais afetava a forma como os mesmos enxergam uma narrativa. O objeto de estudo foram os espectadores fãs do seriado Once Upon a Time. O objetivo foi, analisando os grupos online desta comunidade, identificar as possíveis interpretações dos acontecimentos dentro da trama, as criações de narrativas paralelas a partir disto e como estes se relacionavam dentro dos ambientes digitais, possuindo estas opiniões divergentes.


Principais desafios ao longo da produção


Os principais desafios foram de fechamento de corpus e sistematização metodológica. Com uma gama grande de possíveis grupos, redes e materiais de fãs que poderiam ser analisados, foi necessário selecionar com atenção e cuidado o recorte da pesquisa. Em seguida, os caminhos metodológicos para realizar tal intento foram selecionados, após as indicações bibliográficas sugeridas pela orientação.


Os aprendizados


Como meu TCC foi uma monografia, o principal aprendizado deste processo foi o start de como realizar uma pesquisa que renderia, ao fim, um trabalho rico, com o aporte teórico-metodológico necessário.


Significado dessa experiência


A experiência da monografia foi crucial para o meu processo acadêmico. A partir dos encaminhamentos, perguntas e respostas obtidas ali, consegui montar um projeto de mestrado e ser submetida a todos procedimentos que acontecem na banca de seleção com muitas tranquilidade e confiança. Passei no mestrado, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, cursei ele e, atualmente, adentrei no doutorado, também na UFBA.


Tudo partiu deste trabalho de conclusão de curso, a partir do momento que minha orientadora, Cristina Mascarenhas, me incentivou a fazer uma monografia e perseguir o tema de pesquisa que me era tão caro já naquela época. Com a força da orientação, o apoio que tive durante meu curso e a sede pelo universo da pesquisa, tive resultados bastante positivos e ainda continuo nesta caminhada como pesquisadora, no primeiro ano de doutorado.


Contribuições que o trabalho trouxe


Como falei um pouco na questão anterior, além de fechar a nota, ingressei no mestrado e no doutorado a partir dos frutos e caminhos percorridos no TCC. Além disso, participei de congressos, palestras e eventos falando sobre minha pesquisa desenvolvida em minha monografia.


Leia “O Comportamento dos Fandoms a partir do ato de Shippar - Um Estudo de Caso em Once Upon a Time”, trabalho apresentado por Enoe como Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Neste vídeo, veja a sua defesa de mestrado.


Conselhos para quem está fazendo o TCC agora


Cronograma, revisão bibliográfica, ler e fichar, escrever. Mas, pode surtar também. Depois, cata tudo e volta para este mesmo processo. Planejar-se é ideal. Não precisa ser extremamente rigoroso consigo porque isto adoece a pessoa, mas foca, pensa em horários plausíveis de estudo. Em que momento irá ler, fichar, escrever. Depois, descubra quem está falando do tema que você quer falar. Dizem o quê? Como ele é pautado na academia e fora dela? Em seguida, pegue os materiais mais importantes, leia e faça o fichamento. Foca no que lhe for mais necessário porque o tempo do TCC é curto. Por fim, escreva, sem julgamentos. Minha orientadora de TCC sempre me falou isso e eu levo para mim até hoje. Saia escrevendo o que vier na sua cabeça. Depois, volte e revise quanto puder. Lembre-se de colocar momentos para relaxar durante este processo. Você verá que produzirá melhor depois de ter feito um pouco de pausa.


Leia também

João Marques fala de sua experiência no Novo Tempo Carioca, jornal-laboratório que já alcançou a marca de 50 edições

"Contribuir para a ampliação de vozes que foram invisibilizadas por tantos anos é o que me motiva", diz Larissa Darc