Monografia analisa o conceito de opinião pública associado às relações públicas

Redação Portal IMPRENSA | 04/04/2019 14:31

No curso de Relações Públicas, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Rafael Gomes decidiu analisar sua profissão e, para isso, optou pelo formato de monografia para o seu TCC.


Em "A história e a evolução das atividades de Relações Públicas por meio do panorama da opinião pública: perspectiva social e econômica" (leia aqui), Rafael resgata a história dos Estados Unidos e do Brasil.


Uma das conclusões de sua monografia é que "um retorno às origens de relações públicas evidencia a complexidade da construção da ciência e do valor das atividades de relações públicas para a manutenção da sociedade".

Crédito:Pixabay


Sobre o trabalho


Busquei demonstrar a evolução do conceito de opinião pública liberal e iluminista nos Estados Unidos até sua transformação para uso da profissão de relações públicas, e evidenciar as transformações que o conceito de opinião pública relacionado às relações públicas sofreu quando ele se desenvolveu na história brasileira.


Principais desafios ao longo da produção


Os desafios foram basicamente orientação imediatista de mercado do curso, a falta de compilação e estudo sistemático sobre os fundamentos do conceito de opinião pública, de relações públicas.


Os aprendizados


Que o desenvolvimento do conhecimento e sua disseminação, como seu julgamento, depende do repertório comum do público envolvido com a ciência a ser apresentada.


Significado dessa experiência


Ter a determinação de levantar pautas que estão fora do consenso estabelecido por motivos financeiros e que a relevância do conhecimento para a sociedade pode ser percebida tardiamente.


Contribuições que o trabalho trouxe


Aprendi a ser mais autodidata, sistemático, a compreender as relações institucionais e sociais na produção do conhecimento, as questões político-econômicas, e ter novos caminhos de estudo, além de trabalhar em conjunto ou associado a outros pensadores.


Conselho para quem está fazendo o TCC


Faça algo que possa se orgulhar e retomar no futuro, que seja relevante pessoalmente e por toda a vida.


Leia também

"Contribuir para a ampliação de vozes que foram invisibilizadas por tantos anos é o que me motiva", diz Larissa Darc

“O Olhar Social chama atenção para essa carência do jornalismo regional”, diz Cauê Calodro