“Questões sobre democracia e desinformação são fundamentais neste período de eleições”, diz Maria Elisabete Antonioli

Gisele Sotto, em colaboração | 03/10/2018 17:00
A Columbia Journalism School, considerada umas das maiores escolas de jornalismo do mundo, renova sua parceria com a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo para a realização do 2º Seminário Internacional de Jornalismo.

Esta edição, que acontece no dia 15 de outubro em São Paulo, vai reunir grandes nomes do jornalismo nacional e internacional para debates sobre democracia, desinformação e cobertura jornalística. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site www.espm.br 
Crédito:Divulgação ESPM-SP
Maria Elisabete Antonioli, da ESPM-SP, na 1ª edição do seminário


Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Maria Elisabete Antonioli, coordenadora de jornalismo na ESPM-SP, fala sobre o critério para a definição dos temas, que contou com a colaboração do professor Ernest Sotomayor, da Universidade da Columbia. “Acreditamos que questões referentes à democracia e à desinformação são fundamentais neste período de eleições que estamos vivendo no Brasil. Temos acompanhado, nos últimos tempos, a disseminação de notícias falsas, principalmente pelas redes sociais e sabemos o quanto isso é perigoso, tendo em vista a célere velocidade de compartilhamento dessas mensagens. É um tema que acreditamos ser de total pertinência neste momento”, esclarece. 

As pautas democracia e desinformação vão pautar o debate do período da manhã, que contará com as presenças de Kyle Pope, jornalista e editor da Columbia Journalism Review, Mônica Waldvogel (Entre Aspas / GloboNews) e Gilberto Dimenstein (Catraca Livre). O painel será mediado por Ernest R. Sotomayor, professor e diretor das Iniciativas Latino-Americanas da Columbia Journalism School. 

Quanto às expectativas para este painel, a coordenadora de jornalismo da ESPM-SP ressalta que “temos ciência do impacto das fake news na última eleição dos Estados Unidos. Então, poderemos ouvir Kyle Pope, editor da Columbia Journalism Review. Também, é óbvio, que o tema é importante em relação às eleições brasileiras”.   

No período da tarde, as discussões estão voltadas para a cobertura de editorias específicas. No painel sobre cobertura de Educação, estão confirmadas as presenças de Antonio Gois, presidente da Jeduca e Fabio Takahashi, vice-presidente da associação, além de Sabine Righetti, organizadora do Ranking Universitário da Folha. Já o painel sobre cobertura de Meio Ambiente, vai reunir os jornalistas Daniela Chiaretti (Valor Econômico), Vico Iasi (Globo Rural / TV Globo) e Leão Serva (ESPM).

Nestas mesas sobre educação e meio-ambiente, “queremos ouvir e discutir com esses jornalistas especializados, como eles veem a cobertura jornalística nessas áreas; as dificuldades, as condições, enfim como se dá a prática jornalística frente, por exemplo, à política e à economia que, como sabemos, têm pautas mais priorizadas pelos veículos”, pontua Maria Elisabete Antonioli, da ESPM-SP.

Para se inscrever e saber mais sobre a programação do 2º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM / Columbia Journalism School é só acessar o site da ESPM

Serviço: 
2º Seminário Internacional de Jornalismo
Data: 15/10/2018
Horário: 8h30 às 17h
Local: ESPM Campus Francisco Gracioso – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana/SP

Leia também