Intercom 2018 debate “Desigualdades, gêneros e comunicação” e homenageia José Marques de Melo

Redação Portal IMPRENSA | 30/08/2018 15:46
O 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018) será realizado de 2 a 8 de setembro na Universidade da Região de Joinville (Univille), em Santa Catarina. O tema desta edição é “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”.
Crédito:Montagem de imagens / Divulgação Intercom


Considerado um dos maiores eventos de comunicação no Brasil, o congresso é promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e reúne alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. 

O Intercom 2018 inclui em sua programação dois eventos internacionais: o III Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação e o VIII Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação.

“O papel dos colóquios é fazer um intercâmbio dos temas, das pesquisas e das preocupações científicas dessas comunidades científicas”, afirma a professora Roseli Fígaro (USP), diretora de Relações Internacionais da Intercom.

O Colóquio Latino-Americano está organizado em três mesas de discussão, que debaterão temas como democracia, autonomia latino-americana e participação popular no panorama local e global da Comunicação. E o Colóquio Brasil-Estados Unidos irá promover debates entre pesquisadores brasileiros e norte-americanos acerca do tema “Desigualdades, gêneros e comunicação nas Américas: história, cultura e sociedade”.

Outros destaques da programação deste ano são o Fórum Ensicom e uma série de homenagens ao jornalista e professor doutor José Marques de Melo, um dos fundadores da Intercom, que faleceu em junho deste ano. Confira a programação completa aqui.    

Ensicom 2018 promove debate sobre ensino de comunicação

O ensino na graduação e na pós-graduação em Comunicação será debatido por pesquisadores convidados e por um público formado por docentes, alunos e coordenadores e gestores de cursos da área durante o Fórum Ensicom 2018 – Seminário sobre o ensino de graduação em Comunicação Social, no dia 4 de setembro. 

As três mesas temáticas do Ensicom 2018 debaterão as diretrizes do ensino em Comunicação no século XXI, os desafios para sua implementação e os impactos da crise no ensino sobre os programas de pós-graduação. “As evoluções tecnológicas e em metodologia vêm modificando a formação profissional tanto na graduação quanto na pós-graduação, e isso impacta o mundo trabalho e o acadêmico”, afirma o professor Fernando Ferreira de Almeida (Umesp), vice-presidente da Intercom e um dos coordenadores do Ensicom 2018.

A programação do evento inclui também a apresentação do e-book “Ensicom 3”, coordenado pelos professores Robson Bastos (Unisanta/Unitau) e Ariane Pereira (Unicentro) e que reúne textos de professores que têm participado do Ensicom, oferecendo contribuições para o ensino de Comunicação no Brasil. A obra será lançada oficialmente no início de 2019. 

Homenagens ao professor Marques de Melo marcam Congresso Intercom 2018
Crédito:Cícero Rodrigues

A 41ª edição do Congresso será marcada por homenagens póstumas ao professor José Marques de Melo, falecido no dia 20 de junho de 2018.

Fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em 1977, o professor Marques de Melo foi também o idealizador dos congressos da entidade, que passaram a ser realizados anualmente já em 1978. Considerado um dos principais articuladores para a consolidação da pesquisa em Comunicação no Brasil, além de grande colaborador da área na América Latina e nos países lusófonos, Marques de Melo será lembrado durante todos os seis dias de evento.

Além das homenagens na abertura, haverá diversas mesas temáticas especiais para lembrar o professor Marques de Melo e sua obra. 

No dia 3 de setembro, a primeira mesa da Jornada Beltraniana 2018 (Rede Folkcom) será dedicada a revisitar o legado de Luiz Beltrão a partir do olhar de Marques de Melo, com a participação de Sílvia Briseno Marques de Melo, viúva do professor. E a primeira atividade do VIII Colóquio Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação será uma sessão especial na qual as professoras Anamaria Fadul e Sonia Virgínia Moreira (UFJF) apresentarão o tema “José Marques de Melo e a pesquisa em Comunicação Brasil-Estados Unidos: dos anos 1960 em Quito a 2018 em São Paulo”.

O IV Fórum Socicom-Intercom adotará oficialmente o nome Fórum José Marques de Melo, em meio às homenagens ao idealizador das duas instituições. Para conferir a programação completa de homenagens ao professor, clique aqui

Leia também