“Com o TCC, pude aprender a trabalhar em equipe por algo útil a coletividade”, afirma Raíssa Paashaus

Redação Portal IMPRENSA | 11/07/2018 17:51
Após se graduar em 2015 no curso de Gestão em Marketing pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing), Raíssa Paashaus partiu para sua segunda graduação, no curso de Publicidade e Propaganda pela FBV (Faculdade Boa Viagem), em Recife. Lá encontrou Ailly Lima, Ayrton Freitas e Camila Montenegro, com quem desenvolveu o projeto de conclusão do curso. 
Crédito:Arquivo pessoal

O aplicativo +Vida tinha o propósito de ser um facilitador e organizador na vida de pessoas em tratamento de câncer. E aqui Raíssa compartilha os bastidores e desafios no desenvolvimento deste trabalho.  

Sobre o seu trabalho
 
Diante do cenário atual, no qual percebemos que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, encontramos, através de algumas ferramentas, um meio para facilitar a vida de pessoas enfermas. O sistema trazia, além de informações para pacientes ativos, curiosidades, como evitar enfermidades contagiosas e também depoimentos de pessoas que já estiveram com algum desses problemas e precisam conviver com eles. Também servia para “guiar”, de certa forma, os familiares dessas pessoas para que eles soubessem como agir diante de algumas situações. O projeto tinha como objetivo proporcionar mais conforto, inspirações, esperança e distrações para quem passa por um período tão difícil tanto para si quanto para seus familiares. A escolha de um aplicativo para pessoas com câncer se deu pela grande incidência da doença observada e a nossa vontade de ajudar o próximo.


Desafios ao longo da produção
 
O principal desafio foi fazer uma ideia que saísse do clichê, ou seja, um aplicativo que fizesse a junção da saúde aliada à tecnologia sendo uma ferramenta útil na sociedade. Fizemos pesquisas e achamos diversos aplicativos na categoria medicina / saúde. Mas conversando com o nosso target, pudemos observar atributos para os quais os concorrentes não davam relevância. Com isso, conseguimos trazer para o mercado uma proposta inovadora e com usabilidade, com layout simples e aprimorada em comparação aos concorrentes.
 
Os aprendizados
 
Certa vez, eu li que “O TCC comporta uma sequência de detalhes que lhe permite visualizar, com clareza, aquilo que você busca compreender ou aplicar na sociedade.” E através dele, pude compreender um outro universo de pessoas enfermas e pensar fora da “caixa”, ou seja, além das minhas necessidades. Com esse TCC, eu pude aprender a trabalhar em equipe por algo útil a coletividade.
 
Significado dessa experiência
 
Em toda a minha graduação, eu procurei fazer trabalhos que estivessem alinhados com o que eu queria ver na sociedade e posso falar que fechei a graduação de Publicidade e Propaganda com chave de ouro quando o meu produto tocou corações, atingiu o objetivo pensado e comunicou a mensagem esperada por mim e pelo meu grupo. Por meio desse trabalho, consegui colocar em minha vida a solidariedade como algo primordial.
 
O TCC me ajudou a expandir meus conhecimentos em Comunicação Digital e passei a dialogar melhor com clientes nos cargos em que ocupava. Conquistei assim visibilidade no mercado de trabalho, no meio digital. 
 
Conselhos para quem está fazendo o TCC
 
O TCC é difícil, dá muito trabalho, estressa, mas não há nada melhor do que você se esforçar para fazer um projeto e ver ele concretizado. Se esforce o máximo que puder porque depois vale a pena.

Leia também: