O mercado audiovisual paraense reunido em um blog

Redação Portal IMPRENSA | 05/07/2018 15:51
Após um estudo de caso do mercado audiovisual paraense, iniciado em 2016, Sara Jeani Favacho Lima e Tamires Lopes de Oliveira verificaram a necessidade de um espaço online que levasse os internautas a encontrarem com facilidade programações e novidades em apenas um único portal, diminuindo assim o tempo de busca em diferentes sites, páginas e blogs.
Crédito:Arquivo pessoal
As autoras do TCC junto com o orientador Enderson Oliveira

Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto para o Blog VemVer, que contou com a orientação do professor Enderson Oliveira, idealizador e responsável geral pelo Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas (CLIC) e pelo Festival de Audiovisual de Belém (FAB). 

Sara e Tamires se formaram em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade FAPAN, de Belém (PA), e compartilham aqui os bastidores do desenvolvimento do seu TCC.

Sobre o trabalho

Escolhemos falar do audiovisual paraense devido ao grande potencial que este possui culturalmente e à quantidade de iniciativas e produções na nossa região que não são divulgadas devidamente. O objetivo do blog VemVer é reunir todo o conteúdo de audiovisual em uma única plataforma (veja o projeto aqui, que concorreu como finalista do Expocom Norte 2018).

Desafios ao longo da produção

A pesquisa de mercado. Tivemos dificuldades de encontrar todos os segmentos, cineclubes e festivais presentes no estado. Alguns contatos foram por intermédio de parceiros. Até hoje não conseguimos mapear o audiovisual por completo da nossa região. Apesar de ter sido um desafio, a pesquisa foi essencial para a produção do nosso TCC.

O TCC foi um exercício de todas as técnicas que aprendemos no decorrer do curso. Por meio dele, aprendemos os fundamentos de um verdadeiro profissional de comunicação e que a pesquisa e o planejamento são à base de um bom trabalho.

Significado dessa experiência

Amadurecimento foi a palavra que eu ouvi e, sinceramente, foi exatamente o que o TCC trouxe de mais importante. As aulas, estágios, palestras, artigos, nada se compara a entregar o TCC pronto, ele se torna a assinatura do profissional que nos tornamos.

Além do reconhecimento depois de finalizar o projeto, que foi produzido por um ano e meio. É gratificante saber que tivemos competência para realizar um trabalho nota dez.

Conselhos para quem está fazendo o TCC

Planejar antes de tudo: escolher o parceiro com quem trabalhar, o orientador, tema, o tempo que será dedicado ao TCC. Mesmo antes de começar a desenvolver o trabalho, é preciso manter o foco e ter em mente que o TCC não é apenas um trabalho qualquer, mas sim o momento de provar, principalmente para si mesmo, que valeu a pena todo o esforço de anos em sala de aula. O TCC é o reflexo de tudo o que você foi como aluno.