TCC em formato de pesquisa traça o perfil dos consumidores de food truck

Redação Portal IMPRENSA | 26/04/2018 15:39
Ana Gabriela Melo, Gabriella Camelo e Iyasanã Moura se formaram em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco em 2016, e o TCC delas foi em formato de pesquisa de tendência, com o título "Comportamento do consumidor de food truck em Recife".  O objetivo do trabalho foi não só identificar o perfil desses consumidores, mas também entender as suas motivações para o consumo neste mercado recém-chegado à capital.   

Portal IMPRENSA conversou com Iyasanã Moura. E os bastidores dessa História de TCC você confere aqui. 
Crédito:Arquivo pessoal


• Sobre o trabalho
O trabalho foi construído para traçar o perfil dos consumidores de food truck da cidade do Recife. Um mercado recém-chegado que vêm trazendo mudanças no comportamento da população ao apresentar uma cozinha compacta, ambulante, que produz uma comida gourmet e oferece um ambiente diferenciado. Pessoas que antes percebiam a comida de rua como sinônimo de má qualidade, hoje saem de suas casas com um único intuito de consumi-la. A ideia é que o trabalho ajude estudiosos, empresas e também consumidores a entender melhor essa mudança e conhecer esse público, quais suas motivações, hábitos, preferências, percepções e desejos.

Diante do problema: “Qual é o perfil de comportamento do consumidor do segmento food truck no Recife?”, tentamos identificar o perfil de comportamento desse consumidor, além de entender as principais motivações de consumo, apontar as características que o público mais valoriza nesse modelo de negócio, definir os principais pontos de diferença entre restaurantes e food trucks e analisar o nível de satisfação do consumidor em relação ao novo mercado.

• Principais desafios ao longo da produção
O trabalho foi desenvolvido em um período onde as 3 criadoras (Ana Gabriela Melo, Gabriella Camelo e eu, Iyasanã Moura) precisaram sair da posição de consumidoras para serem totalmente observadoras. Precisamos olhar de fora todo esse mercado, tendências de consumo, hábitos. Usamos como base vários teóricos, técnicas, estudos sobre gastronomia de rua e Food Trucks. Uma das dificuldades foi virar, praticamente, especialista de comportamento, pois até então nunca tínhamos produzido pesquisas de tendência de consumo, apenas pesquisas de mercado. Mas o que mais dificultou esse processo de produção foi o fato de não existirem, até então, estudos específicos sobre os consumidores de Food Trucks na cidade do Recife. Acabou sendo, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade.

• Os aprendizados
Tivemos todos os aprendizados possíveis. Indo desde o desenvolvimento da escrita, à fixação de tudo que lemos e ouvimos. Como disse, tentamos nos tornar quase especialistas e os hábitos passaram a nos dizer muito. Mas não posso deixar de frisar que crescemos como estudantes e principalmente como pessoas. 

• O significado dessa experiência
Concluir esse trabalho mostrou o quanto absorvemos durante os anos de graduação e o quanto nos dedicamos aos estudos. O TCC é o símbolo de toda a nossa construção e aprendizado. Foram anos de vivência, dificuldades, vitórias, perdas e ganhos. Concluir o TCC e se sentir orgulhoso pelo resultado, apesar de toda dificuldade, é grandiosamente prazeroso. Mostramos que fomos capazes de concluir nossa graduação com sucesso e somos capazes de ainda mais. Hoje somos mais fortes!

• As contribuições que o trabalho trouxe
Após a conclusão pudemos ver pessoas interessadas no conteúdo, nossa orientadora mostrando o nosso trabalho como exemplo em sala de aula, servindo de contribuição para profissionais de planejamento. O maior crescimento após o término é poder ver o trabalho saindo da estante e fazendo sentido. Com esse intuito, a nossa orientadora, a professora Janaina Calazans, nos incentivou a inscrever o nosso TCC no Intercom Nordeste 2017. Ficamos entre os cinco melhores trabalhos da região, e fomos à Fortaleza apresentar. Não ganhamos, mas ter chegado até lá foi mais uma vitória.

• Conselhos para quem está fazendo o TCC agora
Se dedique! Confie no professor que está te orientando, produza, produza muito. O que tinha que ser feito, já foi feito. Tudo que vocês irão produzir será reflexo de tudo que passaram nos anos de faculdade, de tudo que foi aprendido nesse caminho. Não torne o TCC um fardo, uma obrigação, mas sim o fechamento que você quer dar à sua graduação. No fim, se você se dedicar, vai ser um alívio e uma grande vitória!