Confira bolsas em jornalismo com inscrições abertas até fevereiro

Redação Portal IMPRENSA | 08/02/2017 14:00
IMPRENSA, com informações do site IJNet, listou bolsas em jornalismo com inscrições abertas ainda em fevereiro. Saiba mais sobre as oportunidades e participe.


Knight-Bagehot
A Faculdade de Pós-Graduação da Universidade de Columbia aceita inscrições para a sua bolsa Knight-Bagehot em Jornalismo Econômico e Empresarial, que visa melhorar a compreensão dos jornalistas de negócios, economia e finanças. Os bolsistas irão fazer cursos em jornalismo, direito empresarial, e assuntos internacionais na universidade; participar de seminários fechados e reuniões de jantar com executivos, economistas e acadêmicos; e assistir a palestras e visitar empresas jornalísticas e instituições financeiras sediadas em Nova York. O programa, que dura o ano acadêmico da Columbia de agosto a maio, aceita até 10 bolsistas por ano. Os bolsistas recebem ensino gratuito, mais uma ajuda de custo para compensar as despesas. Para o ano acadêmico de 2017-2018, a quantia de U$60.000 será concedida a cada participante, além de habitação disponível no campus. As inscrições vão até 15 de fevereiro. Mais informações no site.

Scotiabank/CJFE
O Scotiabank, junto com Jornalistas Canadenses pela Liberdade de Expressão (CJFE, em inglês) e a Massey College da Universidade de Toronto, lançaram a mais recente edição da bolsa Scotiabank/CJFE. O bolsista vai passar dois semestres de residência na Massey College, assistindo a cursos na Universidade de Toronto. A bolsa cobrirá todos os custos da faculdade e passagens aéreas, bem como seguro de saúde, alojamento e alimentação. As inscrições vão até 20 de fevereiro. Mais informações no site.

IWMF
A International Women's Media Foundation (IWMF) está aceitando inscrições a viagens de reportagem para a República Democrática do Congo, como parte da Iniciativa de Reportagem sobre os Grandes Lagos Africanos. A viagem será realizada de 4 a 17 de maio. Um grupo de seis jornalistas vai reportar de Lubumbashi e áreas vizinhas na província sudeste de Katanga; enquanto um segundo grupo de seis jornalistas irá trabalhar em Goma, província do Kivu Norte.

Todas as bolsistas vão primeiro viajar a Nairóbi, no Quênia, onde completarão um treinamento de segurança abrangente e uma orientação sobre a região dos Grandes Lagos Africanos e o país de foco. Em seguida, elas partirão para a semana de reportagem, onde terão a oportunidade de interagir com jornalistas locais, colaborar com colegas internacionais e acessar uma ampla gama de fontes e sites.

A IWMF paga as despesas relacionadas com a bolsa, incluindo viagem, alojamento, refeições e fixadores/intérpretes, a menos que organização de notícias da bolsista deseje assumir esses custos. As inscrições vão até 21 de fevereiro. Mais informações no site.

28º Congresso Internacional de Biologia da Conservação 
A Earth Journalism Network (EJN), em parceria com a Fundação Arcadia, aceita candidatos para as bolsas da EJN ao 28º Congresso Internacional de Biologia da Conservação (ICCB, em inglês). A conferência será realizada de 23 a 27 de julho em Cartagena, na Colômbia. Os bolsistas também participarão de um workshop de um dia antes de passarem cinco dias no ICCB desenvolvendo fontes e ideias de pauta, fazendo networking com outros jornalistas e reportando notícias de organizações de conservação, governos e pesquisadores. A bolsa cobre as despesas de viagem e alojamento.

Os candidatos devem ter experiência em reportagens sobre temas científicos e/ou ambientais, ser fluentes em inglês e concordar em produzir matérias para sua organização de mídia como resultado de participar da conferência. As inscrições vão até 24 de fevereiro. Mais informações no site.


Leia também: