Jornalistas de GO criam programa sobre a prática de esportes radicais em TCC

Alana Rodrigues | 18/01/2017 15:30
A ausência de programas especializados em mostrar a prática de esportes radicais em Goiás levou os jornalistas Pedro Cabral, Vitória Sales e Renata Ferreira a produzir uma atração sobre o tema como TCC na Faculdade Objetivo.

Chamado "Alto Cerrado", o programa, que deve ser disponibilizado pelos autores em breve no YouTube, conta com uma página no Facebook, na qual é possível acompanhar os bastidores da produção do trabalho.

Crédito:Divulgação
 

O grupo conta que os principais desafios foram encontrar as fontes e a locomoção para chegar até os entrevistados, já que eram necessárias diversas viagens. Ao mesmo tempo, as tarefas para organizar os gastos, a equipe de gravação, os aparelhos, as pautas, o roteiro e a edição fez com que os estudantes acreditassem ainda mais no resultado final do trabalho.
 
"Houve todo um planejamento para que o trabalho pudesse sair como o esperado e que todos do grupo participasse, não só em fazer o trabalho em si mas também praticar algum dos esportes que foram mostrados. O temido TCC trouxe ao grupo uma responsabilidade que em nenhum outro período sentimos com tanto afinco", afirmam. 

Crédito:Divulgação
Família do atleta Paulo Roberto ao lado de parte da equipe de gravação
Uma das histórias que mais surpreendeu os jornalistas foi a de Paulo Roberto, mais conhecido como Paulinho. Ele mora em Catalão (GO), e pratica o Mountain Bike - modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos - apenas com uma perna.
 
"Fomos até lá [Catalão] gravar com ele e toda família. Não acreditávamos que uma pessoa com uma perna só pudesse participar de campeonatos nacionais, representando o Estado. Nos surpreendemos com a força de vontade dele".
 
Como principal conselho aos estudantes que trabalham na produção do trabalho de conclusão de curso, o grupo aconselha depositar vontade naquilo que está fazendo, seja um programa de TV, um artigo ou uma monografia. "Quando você próprio acredita no que está fazendo, faz com gosto, a coisa funciona", destacam.
 
"O 'Alto Cerrado' depois de pronto, trouxe ao grupo muitos contatos, muitas pessoas que não sabiam, desconheciam que no seu município tinha aquele esporte e que era possível realizá-lo", completam.
 
Assista ao teaser:
 

Leia também: