• Ranking não é critério absoluto de qualidade, diz criadora do RUF

    Para a criadora do RUF (Ranking Universitário da Folha), Sabine Righetti, a imprensa erra ao utilizar rankings estudantis como critérios absolutos para determinar a qualidade dos cursos universitários.

  • Jornalista retrata em TCC situação dos "brasiguaios" no Paraguai dos anos 1950

    Jornalista formado desde 1991, Marcelo Dorneles Coelho concluiu o curso da UFRGS com uma análise teórico-jornalística do livro do repórter Carlos Wagner sobre os "brasiguaios", os brasileiros que sofreram "sem pátria" no Paraguai durante a ditadura instaurada nos anos 1950 naquele país.


  • Opinião: "O importante é expandir a comunicação", por Laura Maria Gluer

    Não raras vezes encontro ex-alunos, já formados há algum tempo na área da comunicação, desanimados e sem perspectivas com a falta de oportunidades de empregos formais do nosso mercado. Por outro lado, encontro também jovens profissionais, alguns ainda nem formados, desbravando seu próprio mercado, de forma criativa e inovadora. O que faz a diferença entre estes dois grupos? Alguns podem dizer que é sorte. Eu acredito que é visão empreendedora. 


  • Professor IMPRENSA lança 3ª edição com novas categorias

    O Portal e a Revista IMPRENSA lançam hoje (15/08), há dois meses do Dia do Professor, a 3ª edição do Professor IMPRENSA. O projeto, que conta com o apoio da Intercom e Jeduca, é uma homenagem aos professores e projetos que constroem o futuro da Comunicação no Brasil. 


  • TCC retrata função e faz projeção para futuro dos correspondentes internacionais

    Formada em jornalismo pela ESPM em dezembro de 2015, Giovanna Mazzeo concluiu o curso com um livro-reportagem sobre correspondentes internacionais. O TCC  'Correspondentes – Olhar brasileiro pelo mundo' buscou retratar a história dessa função e a recente evolução conquistada pelo avanço dos meios digitais.


  • Opinião: "O 'Fake News' também invade o esporte", por Leandro Massoni Ilhéu

    Não é de hoje que as falsas notícias, ou melhor dizendo, os boatos incipientes estão invadindo cada vez mais o espaço do jornalismo esportivo. E esses contratempos tem proporcionado erros diversos de comunicação na imprensa. Atualmente, o público ao ler uma matéria em um determinado site (que por vezes pode parecer confiável... eu disse: parecer) pode, infelizmente, cair no que é chamado peculiarmente de “o conto do vigário”.


  • "Fora da caixinha", TCC da Tangram Comunicação criou plano de comunicação para Eduardo Kobra

    Formada em 2016, a agência Tangram Comunicação foi criada pelas então alunas Andréia Alves, Bruna Graciani, Danielle Diogo, Janaina Kir, Mariana Alves e Thais Nabarretti, que cursavam o último ano de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero. Juntas, elas trabalharam para criar um plano estratégico de comunicação para o muralista Eduardo Kobra.


  • Patrícia Paixão: O que NÃO fazer numa entrevista para estágio em jornalismo

    Muitos são os currículos enviados, poucos são os eleitos. E dos poucos chamados para a entrevista, apenas um conseguirá a sonhada vaga de estágio em jornalismo. A concorrência é enorme e, se você teve uma primeira vitória sendo selecionado para conversar com o empregador, vale todo empenho e cuidado para conquistar essa vaga.

  • "Não vai haver mudança no país pela educação, mas pela democratização da mídia", afirma Luiza Coppieters

    O debate “Vozes da Educação” foi promovido pelo Jeduca durante o 1º Congresso de Jornalismo de Educação, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, realizado no dia 29 de junho de 2017. Especialistas se reuniram para discutir o papel deles como fontes de reportagens e como eles enxergam o papel da imprensa na cobertura do tema. 


  • "A imprensa está sendo capaz de sensibilizar as pessoas a ponto de incomodar?", questiona Paula Miraglia sobre a abordagem de Educação

    A palestra “Editores e a educação como notícia” promoveu o encontro entre o editor do caderno “Cotidiano” da Folha de S.Paulo, Eduardo Scolese, a co-fundadora e diretora-geral do Nexo Jornal, Paula Miraglia, e o chefe de Produção de Rede na TV Globo, Nelio Horta, para debaterem o assunto. O encontro, moderado pelo gerente de conteúdo do movimento “Todos Pela Educação”, Ricardo Falzetta, foi organizado pelo Jeduca durante o 1o Congresso de Jornalismo de Educação, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, dia 29 de junho de 2017.


  • TCC de jornalista retrata "Projeto Escreve Cartas" do Poupatempo em Itaquera

    O jornalista Luiz Malheiros, de 23 anos, formou-se em 2015 no curso de jornalismo da Universidade de Taubaté (Unitau) com o livro-reportagem Entrelinhas – Histórias do Projeto Escreve Cartas em Itaquera. A obra narra a rotina desse projeto mantido pelo Poupatempo em algumas unidades paulistanas.


  • Jornalista inova em TCC ao escolher formato de quadrinhos em livro-reportagem

    Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) desde 2013, Jean Monteiro escolheu fazer um livro-reportagem de jornalismo literário em quadrinhos no seu Trabalho de Conclusão de Curso. O jornalista explica que ele quis inovar no formato de seu TCC.


  • Opinião: "Não se faz economia na sala de aula", por Laura Maria Gluer

    Como formar comunicadores competentes sem excelentes professores? Esta é uma pergunta que precisa ser feita no cenário atual do ensino da Comunicação. 


  • Da novidade a experiência: Mari Palma, Sheila Magalhães e Joyce Pascowitch ganham Troféu Mulher Imprensa

    A 12ª edição do Troféu Mulher Imprensa, que aconteceu no dia 10 de julho, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, reverenciou a nova e velha geração do jornalismo, nas mais diversas plataformas. De um lado, a estreante Mari Palma, apresentadora do “G1 em Um Minuto” da Rede Globo, era contemplada pela primeira vez, em sua carreira, na categoria “Repórter de Site de Notícias”: “Ano passado eu já fui indicada, também, e fiquei mega feliz, porque pensei: ‘Gente, quem sou eu?’”, disse a jornalista antes da premiação. Já em seu discurso, após receber o prêmio, Mari Palma, que está há nove anos na profissão, relembrou a sua trajetória e o desafio de ir para tela da televisão: “Na TV você é vista, como seu cabelo está, como a sua roupa está, se você engordou ou se está com olheira”, frisou.

  • Flavia Meirelles diz estar "cheia de orgulho" por prêmio no "Troféu Mulher IMPRENSA"

    Flavia Meirelles é formada em Jornalismo pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado) e pós-graduada em Comunicação com Mercado pela ESPM. Ela é a sócia-fundadora da agência Forma RP, na qual lhe concedeu o prêmio na categoria "Assessora de Comunicação de Agência" no Troféu Mulher Imprensa 2017.