• Programa de entrevistas do Fiam-Faam debate cobertura de educação

    A edição de novembro do programa de entrevistas Visões do Jornalismo, do Mestrado Profissional em Jornalismo do Fiam-Faam – Centro Universitário, debate jornalismo e educação. Disponível no YouTube, o programa traz Claudemir Viana, professor do curso de Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo e um dos fundadores da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).

  • Café Contexto e Cuscuz gera debate entre estudantes

    Construir um alicerce sólido para um jornalismo de qualidade é um árduo trabalho da rotina universitária. Para compartilhar uma parcela desse trabalho, foi realizado, na manhã da última quarta-feira (22), o Café Contexto e Cuscuz, evento em que uma roda de debate se uniu ao típico cuscuz com café, para prestigiar o lançamento das novas edições do jornal Contexto e da revista Mais Contexto - produtos do jornalismo laboratorial do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O lançamento fez parte de um conjunto de eventos integrados ao In-Comunicações.

  • “É um reconforto para seguir defendendo o potencial transformador da educação”, afirma Michele Amorim Becker sobre o Professor IMPRENSA

    O reconhecimento pelo Professor IMPRENSA é muito importante para os que se dedicam a essa profissão. Os professores finalistas da 3ª edição do projeto descrevem a indicação como “uma honra, e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade” já que os próprios alunos a fazem, como destaca Inara Souza da Silva, da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB / MS, finalista da categoria Coordenador de Jornal Laboratório com o jornal Em Foco. Isso mostra que o trabalho realizado por eles tem alcançado resultados positivos.

  • “É um prazer imenso poder contribuir para que a profissão seja reconhecida”, afirma a professora Edna de Mello Silva

    A 3ª edição está chegando ao fim e os candidatos estão ansiosos para descobrir quem serão os agraciados com o título de Professor IMPRENSA. Esta homenagem é mérito do bom desenvolvimento acadêmico, em que os professores inspiram jovens comunicadores.

  • Programa de entrevistas debate jornalismo de saúde

    Cláudia Collucci, repórter especial da Folha de S. Paulo e Arquimedes Pessoni, professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, debatem sobre a cobertura jornalística da área da saúde no programa “Visões do Jornalismo”. A iniciativa é do mestrado profissional em jornalismo do Fiam-Faam. 

  • São Paulo recebe festival Piauí Globonews de jornalismo

    Neste final de semana acontece em São Paulo o festival Piauí Globonews de jornalismo. O evento intitulado “O que aprendi. Os repórteres que se chocaram com a história” vai trazer nomes do jornalismo mundial, que estiveram à frente de diferentes coberturas marcantes. 

  • Opinião: “A Degeneração da Curiosidade”, por Marcelo Molnar

    Um efeito pouco percebido provocado pela evolução tecnológica é a mudança do comportamento humano em relação a curiosidade... Será que ela está acabando?

  • Clássico "Bavi" é tema de TCC de jornalismo

    "A utilização das mídias sociais pelo Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória", este é o título do TCC dos recém-formados pela Unijorge, Lucas Sales, Ramon Oliveira, Matheus Brandão, Thiago Costa e Victor Simões, que explora a utilização das mídias sociais pelos dois maiores clubes de futebol do Estado da Bahia. 

  • Leonardo Padura pede para refundarmos utopia: "Vivemos em um mundo de merda"

    O jornalista e escritor cubano Leonardo Padura esteve em São Paulo nesta quarta-feira, 23, para participar do Fronteiras do Pensamento, encontro no qual o literário urgiu pela necessidade de "refundar a utopia". Para ele, "estamos vivendo em um mundo de merda", apesar dos avanços científicos e tecnológicos. Um dos exemplos negativos dados pelo pensador sobre os tempos atuais foi do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

  • Ranking não é critério absoluto de qualidade, diz criadora do RUF

    Para a criadora do RUF (Ranking Universitário da Folha), Sabine Righetti, a imprensa erra ao utilizar rankings estudantis como critérios absolutos para determinar a qualidade dos cursos universitários.

  • Jornalista retrata em TCC situação dos "brasiguaios" no Paraguai dos anos 1950

    Jornalista formado desde 1991, Marcelo Dorneles Coelho concluiu o curso da UFRGS com uma análise teórico-jornalística do livro do repórter Carlos Wagner sobre os "brasiguaios", os brasileiros que sofreram "sem pátria" no Paraguai durante a ditadura instaurada nos anos 1950 naquele país.


  • Opinião: "O importante é expandir a comunicação", por Laura Maria Gluer

    Não raras vezes encontro ex-alunos, já formados há algum tempo na área da comunicação, desanimados e sem perspectivas com a falta de oportunidades de empregos formais do nosso mercado. Por outro lado, encontro também jovens profissionais, alguns ainda nem formados, desbravando seu próprio mercado, de forma criativa e inovadora. O que faz a diferença entre estes dois grupos? Alguns podem dizer que é sorte. Eu acredito que é visão empreendedora. 


  • Professor IMPRENSA lança 3ª edição com novas categorias

    O Portal e a Revista IMPRENSA lançam hoje (15/08), há dois meses do Dia do Professor, a 3ª edição do Professor IMPRENSA. O projeto, que conta com o apoio da Intercom e Jeduca, é uma homenagem aos professores e projetos que constroem o futuro da Comunicação no Brasil. 


  • TCC retrata função e faz projeção para futuro dos correspondentes internacionais

    Formada em jornalismo pela ESPM em dezembro de 2015, Giovanna Mazzeo concluiu o curso com um livro-reportagem sobre correspondentes internacionais. O TCC  'Correspondentes – Olhar brasileiro pelo mundo' buscou retratar a história dessa função e a recente evolução conquistada pelo avanço dos meios digitais.


  • Opinião: "O 'Fake News' também invade o esporte", por Leandro Massoni Ilhéu

    Não é de hoje que as falsas notícias, ou melhor dizendo, os boatos incipientes estão invadindo cada vez mais o espaço do jornalismo esportivo. E esses contratempos tem proporcionado erros diversos de comunicação na imprensa. Atualmente, o público ao ler uma matéria em um determinado site (que por vezes pode parecer confiável... eu disse: parecer) pode, infelizmente, cair no que é chamado peculiarmente de “o conto do vigário”.