Caso você não consiga visualizar, clique aqui.

O CUSTO DO CONTRABANDO E A RESPONSABILIDADE DE INFORMAÇÃO
PELA MÍDIA FORAM DISCUTIDOS NA OFICINA FRONTEIRAS CRUZADAS

 


 
 

IMPRENSA Editorial, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO, levou a São Paulo (18/05) e a Brasília (25/05) a Oficina Fronteiras Cruzadas, sobre a cobertura jornalística do contrabando e de outras atividades ilegais no Brasil.

Mauri König, repórter especial da Gazeta do Povo em Curitiba, foi responsável por conduzir a oficina nas duas cidades. Sua apresentação girou em torno dos dados levantados em suas pesquisas, fruto de um trabalho de 20 anos. König abordou os impactos do contrabando para os cidadãos, os custos envolvidos, as relações entre o comércio ilegal de cigarros e o narcotráfico, a violência associada ao contrabando e o papel da mídia na abordagem de pautas diferenciadas dentro deste tema, incluindo uma agenda de pautas. Destaque para o especial “Império das Cinzas”, em que o repórter revelou bastidores da cobertura e questões ligadas à política internacional.

“A gente não tem ideia da visão romantizada que temos do contrabando. As pessoas não se dão conta dos bastidores, do que passou da saída do produto até chegar às mãos do camelô. É uma disputa por dinheiro, um mercado de 100 bilhões de reais. Como acontece no submundo, é extremamente violento, não há regras”, comentou König sobre a violência associada ao contrabando e complementou que a “a imprensa tem um papel fundamental de tentar quebrar um pouco essa relativização cultural”.

As oficinas também contaram com as participações especiais de Evandro Guimarães (ETCO), Edson Luiz Vismona (FNCP) e Deputado Efraim Filho.

O site Fronteiras Cruzadas vai continuar sendo atualizado com depoimentos em vídeo dos convidados, além de notas de cobertura pela Revista e Portal IMPRENSA. O site também reúne matérias veiculadas pela mídia sobre a cobertura do contrabando e outras práticas ilegais como forma de colaboração entre os jornalistas que pautam estes temas.

Colabore com este debate e com o trabalho de outros jornalistas, cadastrando suas matérias e fontes no site do projeto.

FRONTEIRAS CRUZADAS NO PORTAL IMPRENSA


Deputado Efraim Filho

Em oficina, Mauri König discute novos meios de abordar o crime organizado no jornalismo

Efraim Filho apresenta estudo inédito sobre o contrabando na Oficina "Fronteiras Cruzadas"

"Atrás do ambulante existe uma estrutura sofisticada de crime organizado", diz Vismona

Presidente-executivo do Instituto Etco destaca impacto do contrabando na economia brasileira

Sobre as Oficinas Fronteiras Cruzadas
A IMPRENSA Editorial apresenta o projeto FRONTEIRAS CRUZADAS, um ciclo de oficinas gratuitas que reunirá jornalistas para um aperfeiçoamento sobre a cobertura do contrabando e outras atividades ilegais no Brasil, explorando toda a sua complexidade e apresentando iniciativas e medidas que podem contribuir para a evolução da abordagem do tema pelos veículos de comunicação.

Serviço
IMPRENSA Editorial
Gisele Sotto – giselesotto@portalimprensa.com.br
Tel: (11) 3729-6300 / 4800
www.portalimprensa.com.br/fronteirascruzadas

Não perca nenhuma informação relevante:
Garanta o recebimento dos nossos e-mails, adicione portal@imprensaemail.com.br à sua lista de contatos.
A IMPRENSA Editorial deseja compartilhar conteúdo relevante, não spam.
Caso queira deixar de receber este ou qualquer e-mail nosso
clique aqui.