"Pela liberdade no exercício do jornalismo", por Pedro Ivo

Artigo vencedor do Foca na IMPRENSA (abril 2018)

Pedro Ivo Nogueira Silva | 14/05/2018 17:52
Tema: Liberdade de Imprensa

Em pleno século 21 será que a imprensa tem liberdade para fazer o que deve? Será que a imprensa pode investigar sem ter medo? Se procurarmos na internet, vamos descobrir que Liberdade de Imprensa é a capacidade do indivíduo de publicar e dispor de acesso à informação. Isso significa que quem atua na imprensa deve estar apto a fazer o melhor trabalho, sem ser ameaçado ou coagido de maneira alguma. Só que isso é difícil de acontecer.
 
Quantas vezes um profissional é ameaçado para que uma matéria não seja publicada porque pode prejudicar alguém, um partido político, uma pessoa pública? É claro que apesar do “boom” que uma matéria pode causar, a apuração deve continuar, mas antes disso entra o medo. Quem não sente medo? Quantos profissionais já não sofreram atentados ou até foram mortos por uma matéria?

Eu sou estudante de jornalismo e penso muito nisso. Penso no que posso me envolver, no que posso vir a sofrer. Quero futuramente não ter que ler que jornalistas foram mortos pelo simples motivo de estarem exercendo sua profissão,  denunciando algo/alguém. É preciso ter liberdade para trabalhar. 

Ser jornalista é ter livre acesso aos dados, investigar e não ter medo de retaliações. E isso é a Liberdade de Imprensa. A missão de um jornalista começa com uma imprensa livre, que preza pelo direito de todos à informação. Não sei se posso já ser considerado um jornalista, mas quando assim for chamado, que eu possa ser livre para investigar, falar, escrever o que seja útil para o maior número de pessoas possível. Que a imprensa seja livre como eu tento ser desde que decidi seguir nessa profissão, que muitas vezes não é valorizada, mas que eu não trocaria por nenhuma outra.

*Pedro Ivo Nogueira Silva é estudante de jornalismo na Unicarioca, no Rio de Janeiro. 

Leia também: