“HÁ MUITOS HUMANOS PRODUZINDO COMO ROBÔS EM REDAÇÕES”, AFIRMA JORNALISTA SÉRGIO LÜDTKE
 
 
 
 

Recentemente, o professor de mídia e comunicações da Karlstad University, na Suécia, Christer Clerwall, decidiu fazer um teste com seus alunos de jornalismo.  Com duas notas diferentes em mãos, ambas sobre um jogo de futebol americano, pediu para que os estudantes avaliassem a qualidade e credibilidade dos textos, utilizando 12 expressões.

A primeira ganhou avaliações como "bem escrito" e "claro", além de "agradável de ler". Já a segunda, ganhou nos quesitos "descritivo", "informativo", "preciso", "confiável" e "objetivo". Por ora, tudo certo. Acontece que a segunda notícia não foi escrita por um jornalista, e sim por um software. 

Em entrevista ao portal Wired, Clerwall afirmou: "estou bastante certo de que em um futuro não tão distante, mais conteúdo jornalístico provavelmente será produzido por computadores". Experimentos como esse causaram certo furor no mercado de comunicação.

Para o jornalista Sérgio Lüdtke, coordenador do Programa Avançado em Jornalismo Digital do IICS, o uso de um robô para garimpar informações relevantes e inseri-las numa página com o texto pré-formado para ganhar agilidade é absolutamente legítimo, desde que haja monitoração ou uma etapa de verificação antes que a informação seja divulgada.

Crédito:Divulgação
Sérgio Lüdtke, coordenador do Programa Avançado em Jornalismo Digital do IICS



“Um dos grandes desafios do jornalismo depois da popularização das redes sociais na internet é a agilidade na publicação das notícias. No jornalismo digital, a agilidade - desde que respeitadas as etapas de apuração - é fundamental. Essa exigência, no entanto, chega numa hora em que as redações são menores, produzem conteúdos para mais de uma plataforma e durante 24 horas, sete dias por semana”, destaca.

Um algoritmo chamado Quakebot, escrito pelo jornalista e programador Ken Schwencke, do jornal Los Angeles Times, foi o primeiro a gerar uma notícia sobre um terremoto que atingiu Los Angeles no mês de março deste ano. Com o texto pronto, Schwencke leu a nota e apenas apertou o botão publicar. 

“O texto deixa claro que se trata de informação coletada por um robô e, quem conhece um pouco de internet, sabe que normalmente os templates registram o crédito para quem efetivamente fez a publicação. Não vejo um dilema ético nesse caso, mas ainda é cedo para dizer que essas questões não irão aparecer”, pontua.

Lüdtke destaca que o jornalista já está acostumado a levar ao leitor informações baseadas em dados capturados por robôs, como resultados de eleições e de competições esportivas. “O robô é um algoritmo muito familiar e há muitos humanos produzindo como robôs nas nossas redações”, finaliza.

 
   
 
 
  • “Há muitos humanos produzindo como robôs em redações”, afirma jornalista Sérgio Lüdtke
  • Tecnologia do iWatch é promissora, mas precisa amadurecer, analisa especialista
  • Google Glass se apresenta como ferramenta do futuro para profissionais da comunicação
  • Designers de infográficos comentam a importância do recurso visual no jornalismo
  • Editor de tecnologia passa um ano sem internet e se decepciona com experiência
  • Cursos e especializações em tecnologia podem ampliar horizonte de trabalho do jornalista
  • “Os jornalistas precisam construir uma mentalidade de segurança”, diz Altieres Rohr
  • “O móvel é parte do futuro do jornalismo”, diz especialista Fernando Firmino
  • Jornalistas usam novas ferramentas para filtrar boas pautas no universo do Big Data
  • Instagram lança hyperlapse e redações estudam utilizar ferramenta em vídeos
  • Cursos e especializações em tecnologia podem ampliar horizonte de trabalho do jornalista
  • Para especialistas, em breve, dois terços das matérias publicadas serão escritas por robôs
       
       
    Portal IMPRENSA              
     

    Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

    IMPRENSA na TV

    Eventos Oficinas Anuncie Contato
    Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
    Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
    Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
    PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
     
        Fórum Água em Pauta Contato    
            Fórum Liberdade de Imprensa      
            Fórum AIDS e o Brasil      
            Mídia.JOR      
     


    Imprensa Editorial Ltda.
    R. Camburiú, 505 - 2º andar - Alto da Lapa | São Paulo/SP CEP 05058-020
    www.portalimprensa.com.br | Tel: 011 3729 -6300/4800
    .