Ação da HP produz livro com a história de trinta autores analfabetos

Redação Portal IMPRENSA | 27/04/2016 19:00
Uma iniciativa da empresa HP juntou trinta analfabetos, de diversas partes do Brasil, para escrever um livro. O projeto Magic Words, criado pela AlmapBBDO, tem como intuito registrar e imortalizar, através da escrita, as memórias de quem carrega tanta sabedoria popular, mas, por falta de oportunidade, não aprendeu a ler e escrever.

Crédito:Reprodução
Projeto conta histórias de 30 analfabetos

Para fazer o registro, a empresa criou uma tecnologia de comando de voz, que permite que as páginas do livro sejam impressas ao mesmo tempo em que os autores contam suas histórias. Dessa forma, ao passo em que eles iam narrando as memórias, o livro passou a tomar forma simultaneamente.

A publicação, que traz trinta relatos de pessoas de lugares como Bahia, Amazônia e São Paulo, ainda tem um toque especial: foi encadernado manualmente. Os registros fotográficos são de Gabriel Bianchini e José Cabaço. O jornalista Gilberto Dimenstein assina o prefácio.


A iniciativa será contada no documentário "Magic Words", dirigida por Leandro HBL, da Bando. No site da ação é possível baixar o livro gratuitamente.


Leia também
Omo revela que crianças passam menos tempo ao ar livre do que presidiários
ESPN se despede de Kobe Bryant com anúncio de 1,98m produzido pela Africa
- Pom Pom lança campanha “Mãe sem Manual” na internet