DM9DDB completa 25 anos de olho no futuro; confira 25 propagandas da agência

Rodrigo Álvares | 19/09/2014 16:20

Uma das maiores agências de publicidade do Brasil, a DM9DDB completa 25 anos nesta sexta-feira (19/9). Ao longo de sua trajetória, a empresa criou campanhas memoráveis que fazem parte do imaginário brasileiro e é a única no país que conquistou mais de 100 Leões do Festival de Cannes.


Crédito:Divulgação
Agência completa 25 anos traçando planos para o futuro

Tudo começou em 1989, quando Nizan Guanaes e Guga Valente inauguraram a sede da DM9 na zona sul de São Paulo. Com investimento de US$ 1 milhão para mudar a sede da agência de Salvador para São Paulo e 20 funcionários, a agência incorporou uma única conta ao seu portfólio: a do grupo têxtil Rosset. A agência continuou a atender os outros clientes que figuravam em sua carteira, entre eles o cartão Econômico Sollo, a rede de materiais de construção Tend Tudo e o grupo J. Macedo (área de massas e biscoitos).

No seu primeiro ano de existência, a DM9 conquistou o primeiro Leão de Ouro em Cannes com o filme “Grávida” para a Metalúrgica Matarazzo, em 1990. Em junho de 1997, a empresa ganhou um sócio estrangeiro, a DDB, a maior do ramo nos Estados Unidos, pertencente ao grupo de comunicações Omnicom, e passou a se chamar DM9DDB.

No ano em que completou seu 10º aniversário, ganhou o prêmio Agência do Ano no 46º Festival Internacional de Publicidade. Foi a segunda vez que um escritório brasileiro venceu o prêmio. A DM9DDB abocanhou 11 Leões – quatro de ouro, dois de prata, quatro de bronze e um de mídia interativa..

Mas, para surpresa de todos, não houve festa. “Eu e a DM9 estamos em obra”, disse à época Nizan Guanaes, sócio e presidente da agência, quando anunciou a implementação de um ambicioso projeto, a “refundação” da casa. Em linhas gerais, a “refundação” consistia numa análise profunda do que a DM9 necessitava fazer para estar preparada para o próximo milênio. Em março de 2000, Nizan e Guga Valente deixaram a empresa e o comando passou para Affonso Serra.
 
Entretanto, na manhã do dia 13 de março de 2002, os funcionários foram surpreendidos com a presença de Nizan Guanaes na agência. Ele viria a reassumir o cargo de presidente, vago há seis dias com a saída de Affonso Serra. O publicitário contratou profissionais de sua confiança para ocupar cargos importantes. O primeiro a ser chamado e a aceitar o convite foi Sérgio Valente. Ele voltou para ser o principal nome da criação da casa.

Quem também ganhou força com o retorno de Nizan foi Alcir Gomes Leite, vice-presidente de operações, e Paulo César Queiroz, vice-presidente de mídia. Além de continuarem em seus postos, ambos tornaram-se sócios da agência. Neste mesmo ano, Guga Valente assumiu a presidência da DM9DDB.

Em junho de 2009, na 56ª Edição do Festival de Cannes, a agência conquistou nove Leões, sendo dois ouros, quatro pratas e três bronzes e sagrou-se, pela terceira vez, Agência do Ano. No dia 17 de janeiro de 2013, um novo capítulo da DM9 começou a ser escrito quando Alcir Gomes Leite e Paulo Queiroz assumiram a presidência da empresa.

De olho no futuro

Em pesquisa realizada pelo Grupo Consultores, a DM9DDB foi apontada como a agência de Melhor Percepção Global no mercado brasileiro. A avaliação para o cálculo desse ranking levou em consideração 10 atributos, ponderados segundo a importância dada por cerca de 350 anunciantes brasileiros, nesta ordem: criatividade eficaz, capacidade estratégica, qualidade da produção, atendimento, criatividade original, relação qualidade/preço, serviços de mídia, serviço digital, serviços integrados e serviço internacional.

O resultado avalia o desempenho da gestão dos copresidentes Paulo Queiroz e Alcir Gomes Leite. Os executivos comandaram importantes mudanças que têm como objetivo preparar a agência para seus próximos 25 anos.

“Quando assumimos a DM9, tínhamos a missão de fortalecer o DNA criativo que a fez reconhecida nacional e internacionalmente e cuidar da sucessão. Depois de um ano de muito trabalho, inconformismo e foco, estamos no caminho correto”, afirma Alcir. Para ele, cuidar das pessoas é um dos principais destaques. “Trouxemos profissionais capazes de continuar o projeto iniciado por Nizan Guanaes, Guga Valente e Affonso Serra. Juntos estamos construindo pessoas e formando uma nova geração de publicitários.”



Relembre abaixo 25 propagandas da DM9DDB:


1 - Pipoca e guaraná - 1991

  

2 - Lego no Natal - 1992



3 - O primeiro Grand Prix em Cannes - 1993



4 - Gordinho da Honda - 1994



4 - Sharp Casamento - 1994



5 - Mamíferos Parmalat



6 - Valisère - Leão de Ouro - 1997



7 - A história de Carlinhos - 1997



8 - O Goleiro e o Super Bonder - 2003




9 - Super Bonder - Segundo Grand Prix - 2005



10 - Tok & Stok - 2009



11 - Amanco - 2009



12 - Volta Ferrorama - 2011



13 - C&A Fashion Like Video case - 2012




14 - Tok&Stok - Centésimo Leão em Cannes - 2012


15 - Follow Magazine - 2012



16 - @Guarana Antarctica apresenta: Ex Lover Blocker - 2012



17 - Anúncio acelerado Vivo 3G - 2012



18 - Banco Imobiliário geolocalizado - 2012



19 - Beyoncé é a estrela da campanha de Dia dos Namorados da C&A - 2012



20 - De Lavada Consul: Luís Fabiano paga aposta com Renato - 2012



21 - Itaú Promoção Você + Digital - 2013



22 - Nova Brastemp Inverse Maxi -- Festa - 2013



23 - Anderson Silva - Sonho em jogar na seleção Brasileira - 2013



24 - SADIA - Hot Pocket® Panino - 2013



25 - JOHNSON'S® baby apresenta: A sinfonia da Vida - 2014